O presidente da República entregou na terça-feira uma dúzia de condecorações a personalidades como Isabel Jonet, Francisco George, José Ribeiro e Castro, numa cerimónia reservada aos condecorados e respetivos convidados, que não foi tornada pública.
Corpo do artigo
As 12 condecorações entregues por Marcelo Rebelo de Sousa, sem a presença da comunicação social, foram entretanto divulgadas através de uma nota no portal da Presidência da República, acompanhada de fotografias da cerimónia realizada no Palácio de Belém, em Lisboa.
O antigo presidente do CDS-PP, Ribeiro e Castro foi agraciado com o grau de grande-oficial da Ordem do Infante D. Henrique, o ex-diretor-geral de Saúde Francisco George recebeu a grã-cruz da Ordem do Mérito e Isabel Jonet, presidente do Banco Alimentar contra a Fome, o grau de grande-oficial da Ordem do Mérito.
Segundo a nota da Presidência, o chefe de Estado condecorou também o ex-Provedor de Justiça, José de Faria Costa, com a grã-cruz da Ordem de Cristo, o médico e investigador Manuel Sobrinho Simões com a grã-cruz da Ordem de Sant'Iago da Espada e o ex-secretário-geral do Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP), Júlio Pereira, com a grã-cruz da Ordem de Infante D. Henrique.
Marcelo Rebelo de Sousa atribuiu ainda o grau de grande-oficial da Ordem da Liberdade a José Augusto Rocha, que foi advogado de presos políticos durante o Estado Novo, e o grau de comendador da Ordem da Instrução Pública ao professor universitário de motricidade humana Manuel Sérgio, que foi deputado eleito pelo Partido da Solidariedade Nacional (PSN) entre 1991 e 1995.
João Armando Pereira Gonçalves, dirigente do movimento escotista, recebeu o grau de comendador da Ordem do Infante D. Henrique e o professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra Francisco José Franqueira Castro e Sousa o grau de grande-oficial da Ordem da Instrução Pública, que foi igualmente atribuído ao professor do Instituto Superior de Agronomia Joaquim Quelhas dos Santos.
Além destas onze personalidades, na cerimónia reservada de terça-feira, o presidente da República distinguiu o Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) como membro honorário da Ordem do Infante D. Henrique, tendo entregado as insígnias ao diretor do ISN, o capitão-de-mar-e-guerra Paulo Sousa Costa.