O presidente da República reuniu com o homólogo francês, em Paris, e François Hollande irá visitar Portugal em julho.
Corpo do artigo
O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou que Portugal e França têm a mesma visão europeia em várias áreas e que conta com o apoio de François Hollande nas questões económicas.
Portugal conta com o apoio da França para a ajudar nas questões económicas
"França tem uma grande comunidade portuguesa. Paris é como uma segunda capital de Portugal. Temos uma visão europeia sobre estado social, crescimento, emprego e refugiados e também temos a mesma visão sobre o papel da Europa. Portugal conta com o apoio da França para a ajudar Portugal nas questões económicas", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, numa declaração proferida no Palácio do Eliseu, em francês, após um encontro com o seu homólogo, François Hollande, no Palácio do Eliseu, em Paris.
No mesmo sentido, o presidente François Hollande defendeu que França e Portugal devem "intensificar as suas relações económicas" e trabalhar juntos num período europeu de "interrogações e inquietude".
É uma honra ter o presidente e o primeiro-ministro de Portugal aqui em Paris para festejar o dia nacional do seu país
"É uma honra ter ao mesmo tempo o presidente e o primeiro-ministro de Portugal aqui em Paris para festejar o dia nacional do seu país. Portugal é um país perfeitamente comprometido com o projeto europeu, tal como França, e devemos trabalhar juntos neste período de interrogações e inquietude. Trabalhamos juntos para que as relações culturais sejam reforçadas e as relações económicas devem ser intensificadas", disse Hollande.
A candidatura de António Guterres a secretário-geral da ONU, a segurança e o terrorismo, o futuro da zona euro e as relações bilaterais em Portugal e França foram os temas discutidos numa reunião que durou cerca de 30 minutos.
François Hollande irá visitar Portugal em julho
Ficou acordado também que François Hollande irá visitar Portugal em julho, depois do dia 14, que é o Dia Nacional de França.
Marcelo chegou ao Palácio do Eliseu às 17.50 horas (16.50 horas em Portugal continental) no mesmo carro que o primeiro-ministro, António Costa. Depois da parada da guarda de honra, François Hollande recebeu os governantes portugueses junto às escadas que dão acesso à residência oficial do presidente francês.
Na comitiva portuguesa estava também o ministro da Defesa, José Alberto Azeredo Lopes, o secretário de Estados das comunidades, José Luís Carneiro, e o embaixador francês em Paris, José Filipe Moraes Cabral.
O encontro entre Marcelo e Hollande fez parte do programa das comemorações do 10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portugueses, dividindo-se este ano, e de forma inédita, entre Lisboa e Paris.