
Marcelo Rebelo de Sousa foi operado esta segunda-feira, dia 1 de dezembro de 2025
Foto: José Sena Goulão/Lusa
O histórico clínico do atual presidente da República é preenchido. Em dezembro de 2017, Marcelo Rebelo de Sousa foi operado uma hérnia umbilical. E passados quatro anos foi operado a duas hérnias inguinais.
Corpo do artigo
Em dezembro de 2017, Marcelo Rebelo de Sousa foi internado de urgência e operado a uma hérnia umbilical, devido a um encarceramento que forçou a antecipação da cirurgia prevista para janeiro. Nessa altura, foi operado no hospital público Curry Cabral. Foi Eduardo Barroso, diretor de serviço do hospital e amigo de infância, que conduziu a cirurgia.
Em junho do ano seguinte, Marcelo Rebelo de Sousa sentiu-se mal à saída da Basílica do Bom Jesus, em Braga, e foi amparado por elementos do seu gabinete. O chefe de Estado foi observado no Hospital de Braga, onde lhe foi diagnosticada uma gastroenterite aguda, informou na altura a Presidência da República.
Leia também Marcelo "bem disposto" após operação a hérnia
Já em 30 de outubro de 2019, deu entrada no Hospital de Santa Cruz, em Oeiras, para fazer um cateterismo cardíaco que, segundo a equipa médica, confirmou "a existência de obstruções coronárias importantes que foram tratadas no mesmo procedimento, com sucesso e sem complicações", tendo tido alta hospitalar no dia seguinte.
Em dezembro de 2021, o chefe de Estado foi operado a duas hérnias inguinais, no Hospital Forças Armadas, no Lumiar. "O Presidente da República foi submetido, com sucesso, a cura cirúrgica de hérnia inguinal bilateral, por técnica videocirúrgica totalmente extra peritoneal. O ato cirúrgico decorreu sem quaisquer complicações e com total estabilidade", segundo divulgou na altura o boletim clínico.
Dois anos mais tarde, voltou a ser hospitalizado na sequência de um desmaio durante a visita a um laboratório da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova, na Costa de Caparica. À saída do Hospital de Santa Cruz, explicou que a ida ao hospital resultou de uma "quebra de tensão repentina".

