O presidente da República falou ao país, na noite desta segunda-feira, sobre os terríveis incêndios que assolam, sobretudo, o norte e centro de Portugal, manifestando agradecimento a quem combate as chamas e solidariedade para quem sofreu danos materiais e pessoais.
Corpo do artigo
"Estou em contacto permanente com o primeiro-ministro e a minha primeira palavra é para os portugueses e portuguesas, sobretudo às populações atingidas. Agradecimento pela forma como, de modo geral, enfrentaram uma situação repentina, como acataram as indicações das autoridades. Aos autarcas que estiveram presentes e às outras autoridades da Proteção Civil. E uma palavra de solidariedade aos que sofrem, naturalmente, pelo susto, pelos danos patrimoniais e pessoais e, em alguns casos, vítimas mortais", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.
"Tive a oportunidade de falar coma família desse bombeiro [falecido], como os que sofreram ferimentos graves e ligeiros. Tenho de agradecer pela forma como [os bombeiros] reagiram. Havia muitas ignições e muita dispersão entre as 13 e as 14 horas e, depois, com o agravamento registado entre as 15 e 16 horas".