Marcelo sobre Odemira: é preciso "tirar lições" e "apurar o que há de ilegal e criminoso"
O presidente da República alertou esta quarta-feira, no Porto, que é preciso olhar para as situações de deficiente habitação dos imigrantes e dos portugueses e foi taxativo sobre o caso de Odemira: "é preciso apurar o que há de ilegal e criminoso".
Corpo do artigo
"Odemira começou por ser um caso sanitário aos olhos dos portugueses, um caso mais grave de saúde pública que exigia medidas graves, mas depois descobriu-se que há uma realidade social por baixo desse caso sanitário.
Vale a pena, desde já, começar a refletir sobre alguma lições de Odemira e da importância dos imigrantes na economia, legalizados ou clandestinos. (...). Infelizmente pode haver mais clandestinos do que pensávamos, Nessa realidade subterrânea é preciso apurar que há de ilegal e se há eventualmente alguma coisa de criminoso", disse aos jornalistas, à margem de uma visita à Escola Carolina Michaëlis, no Porto.
O presidente da República comentou a situação dos imigrantes de Odemira e admitiu que "é preciso começar a refletir sobre alguma lição a tirar" para o futuro. "São condições de habitabilidade que já conhecíamos, não só de imigrantes, mas de portugueses", referiu. "A pandemia pôs a nu fragilidades sociais e a nossa preocupação é que pós pandemia haja uma reconstrução social", concluiu o chefe de Estado.
"Temos de ter os olhos abertos e sermos lúcidos para aquilo que há de menos bom em Portugal", reconheceu.
13686344