Chuva por vezes forte, trovoada e vento vão atingir a região litoral Norte e Centro do país a partir da madrugada de amanhã, quarta-feira, revela o IPMA, que atribui a deterioração do estado do tempo a uma superfície frontal associada a uma depressão, a norte dos Açores. O mau tempo vai estender-se a todo o território.
Corpo do artigo
Assim, prevêem-se períodos de chuva por vezes forte e pontualmente acompanhada de trovoada a partir da madrugada, na região do litoral Norte e Centro, mas que se estenderá gradualmente a todo o território, embora com menor atividade a sul do rio Tejo.
"Nas regiões Norte e Centro, a precipitação passará gradualmente a regime de aguaceiros durante a tarde, que no Minho e Douro Litoral serão por vezes fortes e poderão ser pontualmente de granizo, não se excluindo a ocorrência de fenómenos extremos de vento", explica um comunicado do IPMA. Devido a esta situação, foram emitidos avisos para rajadas e precipitação, que são de nível laranja nos distritos de Porto (vento) , Viana do Castelo e Braga (chuva e vento), e de agitação marítima.
O vento irá soprar de sul moderado a forte no litoral Norte e Centro, com rajadas até 75 km/h, sendo que a norte do Cabo Carvoeiro poderão atingir valores da ordem dos 80 a 95 km/h até ao final da manhã. Nas terras altas, as rajadas poderão atingir os 100 km/h, em especial nas regiões Norte e Centro.
Espera-se igualmente um aumento da agitação da marítima, com ondas de sudoeste com 4 a 5 metros na costa ocidental, passando gradualmente a ondas de oeste/noroeste a partir da tarde de dia 8, mantendo-se aviso amarelo até ao final da tarde de dia 9.
Com o transporte de uma massa de ar de origem tropical, prevê-se também um aumento significativo da temperatura mínima amanhã, dia 8, subida que deverá variar entre os 5 e 9°C.

