
Inundações na manhã de quarta-feira em Faro
Foto: Luís Branca/Lusa
Depois de um dia em que a chuva lançou o caos na zona sul do país, sobretudo no Algarve e Grande Lisboa, a madrugada desta quinta-feira foi tranquila e não se registaram ocorrências relacionadas com o mau tempo, confirmou ao JN fonte da Proteção Civil Nacional. Já para amanhã as previsões apontam para o regresso em força da chuva, sobretudo no Norte e Centro.
Corpo do artigo
O mau tempo deu tréguas na noite de quarta-feira e madrugada desta quinta-feira, com alguns períodos de chuva fraca apenas, que não causaram qualquer problema, nem obrigaram bombeiros e demais operacionais a acorrer às situações que marcaram as últimas 48 horas.
Recorde-se que, na madrugada de quarta-feira, em Faro, na zona da Rua de São Luís, houve lojas inundadas e carros semi-submersos devido à quantidade de água que caiu. No Algarve, também em Olhão e Vila Real de Santo António, houve registos na mesma noite de fenómenos idênticos, que obrigaram a Proteção Civil local a enviar para o terreno todos os meios disponíveis.
A situação do Algarve enquadrou-se no cenário de mais de mil ocorrências relacionadas com o mau tempo registadas em Portugal continental, entre as 12 horas de terça-feira e as 8 horas de quarta-feira, a maioria inundações, ainda de acordo com a Proteção Civil.
"Entre as 12 horas de terça-feira e as 8 horas de quarta-feira foram registadas 1005 ocorrências, das quais 211 na cidade de Lisboa e 764 nos restantes distritos devido à chuva forte", detalhou, na manhã de quarta-feira, Elísio Pereira, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC). Explicou ainda que a maioria das ocorrências foram inundações na via pública (679) e quedas de árvores (18).
Depois das tréguas, o mau tempo estará de volta já esta sexta-feira, com avisos de chuva persistente, sobretudo nas regiões Norte e Centro.

