O diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS) já escolheu a equipa com quem vai trabalhar. Além de Fernando Araújo, vão gerir o SNS dois administradores hospitalares, uma enfermeira e mais dois médicos, um dos quais vai deixar a Google, onde trabalha atualmente, para abraçar o novo desafio.
Corpo do artigo
Os nomes estão escolhidos e só falta serem aprovados em Conselho de Ministros para a equipa começar a trabalhar, embora a Direção Executiva do SNS (DE - SNS) só entre formalmente em funções no dia 2 de janeiro de 2023.
Francisco Goiana da Silva, 33 anos, nascido em Santo Tirso, é um dos dois médicos recrutados por Fernando Araújo. As competências que acumula em gestão e políticas de Saúde, nas áreas da promoção da saúde e prevenção da saúde, bem como na saúde digital terão pesado na escolha.
Com um currículo dividido entre a Medicina e a Gestão e Políticas de Saúde, Francisco Goiana da Silva acumula mestrados, uma pós-graduação e um doutoramento em Políticas de Saúde pela Faculdade de Medicina do Imperial College de Londres. É investigador, dá aulas em várias faculdades e já foi consultor da Organização Mundial da Saúde. Entre 2015 e 2018, esteve no gabinete de Fernando Araújo, quando este foi secretário de Estado Adjunto do então ministro da Saúde Adalberto Campos Fernandes.
Gestor de parcerias estratégicas na Google
Atualmente trabalha em Londres, como gestor da área de parcerias estratégicas da Google/ Youtube e é responsável pela integração nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde da "Dioscope", uma plataforma digital de apoio à decisão médica.
Regressa em breve a Lisboa, de onde trabalhará apesar de a sede da Direção Executiva do SNS estar situada no Porto. Primeiro, funcionará transitoriamente nas antigas instalações do Joaozinho, nos terrenos do Hospital de S. João, depois passará para o antigo edifício da Direção Regional de Economia do Norte, em Ramalde.
A outra médica escolhida por Fernando Araújo, é Fátima Fonseca, atualmente vogal do conselho de administração e diretora clínica da Área de Cuidados de Saúde Primários da Unidade Local de Saúde do Alto Minho. Licenciada em Medicina pelo ICBAS, a especialista em Medicina Geral e Familiar, ocupa o cargo desde 2018.
Financeiro foi chefe de gabinete de Fernando Araújo
Jaime Alves, financeiro do quadro do Ministério das Finanças, que ocupa atualmente o cargo de vogal do conselho de administração do Centro Hospitalar Lisboa Central, também está na equipa.
À semelhança de Francisco Goiana da Silva, Jaime Alves também já trabalhou com Fernando Araújo no Ministério da Saúde, tendo sido chefe de gabinete do então secretário de Estado Adjunto e da Saúde.
Há ainda dois nomes por divulgar na composição da equipa da direção executiva do SNS. Sabe-se que é uma enfermeira e outra é administradora hospitalar e que são ambas de hospitais do Norte.