O aumento do número de casos de sífilis na região de Las Vegas, nos EUA, está a ser atribuído em parte às redes sociais e ao uso de aplicações de encontros, que promovem o sexo entre desconhecidos.
Corpo do artigo
Desde 2012, os números de casos de sífilis reportados em "Clark County", principalmente em Las Vegas, aumentou em 128%, uma situação que está a preocupar o estado do Nevada. Na última semana, foi declarada uma epidemia, com 694 diagnósticos positivos, revela o jornal "San Jose Mercury".
Apesar de ser difícil perceber se este fenómeno poderá estar relacionado com um aumento da população ou melhores mecanismo de deteção da doença, alguns médicos associam o surto ao uso de redes sociais e aplicações com o Tinder ou o Grindr, para marcar encontros sexuais entre desconhecidos.
Para tentar travar este crescimento da doença, as autoridades de saúde de Las Vegas estão presentes no site de encontros gay Adam4Adam, de forma a informarem os utilizadores sobre o que podem fazer para evitarem ser contagiados. O objetivo é chegar também a outras aplicações para abordar os utilizadores de forma pedagógica.
"A nossa meta é fazer com que as pessoas estejam informadas sobre o o problema e encorajar a comunidade médica - principalmente os que tratam os homens - a reportar-nos os casos, para que possamos notificar os parceiros e evitar a proliferação", afirmou Joe Iser, responsável pelos serviços de saúde do sul do Nevada.
Esta abordagem educacional aos sites e aplicações de encontros é feita porque muitos dos utilizadores, na procura de relações sexuais esporádicas com um parceiro desconhecido, acabam por não tomar medidas de precaução contra doenças sexualmente transmissíveis.