Milhares de retratos vão cobrir Mosteiro de Leça do Balio para refletir sobre a desinformação
As muitas pedras que dão vida ao Mosteiro de Leça do Balio estarão, em breve, “acompanhadas” por 1500 retratos de figuras anónimas e de outras personalidades conhecidas do público, como o histórico socialista Mário Soares e o músico Bob Dylan.
Corpo do artigo
Trata-se de um manifesto cultural, inserido no projeto “Inside Out” e que está a ser organizado pela Fundação Livraria Lello. O tema é a desinformação e vai levar milhares de pessoas a refletir sobre o fenómeno da propagação de conteúdos falsos.
Após uma “série de meses” a pesquisar, Rita Marques, presidente da Fundação Livraria Lello, revela que a recém-criada entidade cultural entrou em contacto com o “Inside Out Project”. A iniciativa da autoria do artista francês JR consiste em arte participativa de grande escala, em que os cidadãos são convidados a refletir sobre um assunto. A desinformação foi o tema escolhido pela fundação para a programação deste ano.
Na última semana, a equipa da Lello recolheu retratos de figuras anónimas, de residentes em Portugal e de turistas, em vários pontos do Grande Porto, como o mercado de Matosinhos ou a baixa da Invicta. A 15 e a 16 de junho, uma carrinha do projeto estará na Rua das Carmelitas, no Porto, a tirar fotografias. A partir de 22 de junho, a “zona circundante” do Mosteiro de Leça do Balio estará coberta com as imagens de todos.
Curadoria com UNESCO
A exposição terá o nome “Act the thought”, que se pode traduzir como “agir para o pensamento”. A fundação reparte a curadoria da iniciativa com a Aliança para a Literacia dos Media e da Informação da UNESCO, da qual a Lello é embaixadora.
Haverá retratos de figuras nacionais e internacionais conhecidas, como Mário Soares, Bob Dylan, o escritor Salman Rushdie e a ativista Malala Yousafzai, que foram vítimas de “silenciamento político” ou de desinformação, aponta Rita Marques. As fotografias serão enviadas pela equipa de cada um. No caso de Mário Soares, que faleceu em 2017, será a fundação do antigo presidente da República a enviar o retrato.
Inside Out
O projeto de JR foi criado em 2011, após o artista vencer um prémio da organização TED. No Porto, o Centro de Atividades de Tempos Livres das Fontainhas associou-se à iniciativa em 2021.
Fundação
A Fundação Lello foi criada em janeiro deste ano, sob o lema “capacitar as pessoas a ler o mundo”. A sede é no Mosteiro de Leça do Balio.