Militares que fizeram rádio na guerra na Guiné encontram-se em Lisboa
Militares que participaram no Programa das Forças Armadas (PFA), ou PIFAS, o programa radiofónico emitido na Guiné-Bissau durante a década de 70, vão juntar-se este sábado num almoço-convívio em Lisboa, 38 anos após o último encontro, em 1985. O general Ramalho Eanes também estará presente.
Corpo do artigo
“Quem foi militar na Guiné, decerto recorda-se do PFA, carinhosamente tratado por PIFAS”, afirmou o engenheiro João Paulo Diniz, locutor do PFA entre 1970 e 1972, enquanto a Guiné-Bissau se encontrava sob domínio português. Durante esses anos, conversou por várias vezes com o general Spínola e com Otelo Saraiva de Carvalho, um dos militares responsáveis pela Revolução dos Cravos, em 1974.
Regressado a Portugal, João Paulo Diniz foi locutor na Rádio Penisular, dos Emissores Associados de Lisboa, onde desempenhou o papel histórico da difusão da música “E Depois do Adeus”, de José Niza e José Calveiro, às 23.15 horas de 24 de abril de 1974. “Foi o grande sinal para se arrancar com as tropas”, disse João Paulo Diniz ao JN.