Novas ou velhas caras, mais ou menos ligadas ao distrito Braga, todos os cabeças de lista dos partidos que elegeram deputados em 2015 convergem numa preocupação: a de se encontrarem novas soluções de mobilidade, sobretudo, para o Quadrilátero Urbano, composto pelos concelhos de Barcelos, Braga, Famalicão e Guimarães.
Corpo do artigo
André Coelho Lima, do PSD, e José Maria Cardoso, do BE, voltam a encabeçar as listas dos seus partidos pelo círculo eleitoral de Braga. Um cenário diferente do PS, que escolheu agora o número dois da direção, José Luís Carneiro, para liderar a candidatura no distrito - após o afastamento de Sónia Fertuzinhos -, e do CDS-PP, que foi buscar o advogado Areia de Carvalho para ocupar o lugar deixado por Telmo Correia, que entrou em rutura com a direção de Francisco Rodrigues dos Santos.
"Estamos a falar de um núcleo populacional de 600 mil pessoas e dizem-me os especialistas que, por dia, nesta zona, podem circular quase um milhão de pessoas. A mobilidade é uma questão absolutamente essencial e nada tem sido feito pelo poder central", critica Areia de Carvalho, apontando uma rede de transportes públicos como uma das soluções para melhorar a circulação entre os municípios e aumentar a qualidade do ambiente.
A mesma posição tem José Maria Cardoso. O deputado do BE garante que o partido vai "bater-se muito na questão dos transportes". Fala de respostas "intraconcelhias", mas também da necessidade de investimento na linha férrea. "No Quadrilátero Urbano há muito que defendemos um circuito interno, pela questão populacional, mas também porque são zonas de uma indústria que prolifera".
José Luís Carneiro acrescenta "a duplicação e requalificação da EN14 e o comboio de alta velocidade (TGV) Porto-Braga-Valença-Vigo" como prioridades nesta matéria. Sobre isso, André Coelho Lima concorda que a linha do TGV é o "macro-tema" a discutir. "As acessibilidades do distrito têm que ser acopladas a esse grande projeto", entende o vice-presidente do PSD, que parte para a campanha "com enfoque nos temas nacionais" como o "crescimento económico".
Gerês e novo hospital
Matéria que está, também, na agenda do adversário socialista, ao lado de outras áreas como a agricultura e florestas, direitos sociais, relações transfronteiriças ou a cultura, ambiente, património e turismo, com o Parque Natural do Litoral Norte e a Peneda-Gerês à cabeça. "O parque nacional precisa de uma atenção que não tem tido", critica André Coelho Lima, partilhando da opinião de José Maria Cardoso e Areia de Carvalho. Na saúde, todos esperam por um novo hospital em Barcelos.
BE, CDS-PP, PS e PSD asseguraram, em 2019, a eleição de 19 deputados em representação do distrito de Braga. Os partidos de esquerda saíram reforçados com mais um mandato cada, à exceção da CDU que perdeu a deputada Carla Cruz. A coligação que junta o PCP e o PEV tenta, agora, recuperar o lugar no Parlamento com Torcato Ribeiro, ex-vereador na Câmara de Guimarães.