O Parque Tejo, onde se vão realizar duas das grandes celebrações da Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa, vai abrir portas ao público pela primeira vez, este sábado, entre as 10 e as 17 horas, informou a Câmara de Lisboa em comunicado. A entrada será livre e vai servir para mostrar alguns dos equipamentos que vão servir a população, como os bebedouros.
Corpo do artigo
O presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, convidou toda a população a ver de perto o local onde o Papa vai celebrar a vigília e a missa final, duas das principais celebrações do evento católico que se realiza na primeira semana de agosto, em Lisboa. Moedas considerou, em comunicado, que esta é "uma oportunidade única para todos verificarem no terreno o investimento que a cidade está a fazer neste recinto", localizado na zona Norte do Parque das Nações e na fronteira com o município de Loures.
A visita terá um percurso definido, passando perto da ponte ciclo-pedonal sobre o rio Trancão, que estará pronta até ao final deste mês, e pelo caminho terá passagem pelo "talão-modelo" que servirá para dar a conhecer os bebedouros, contentores de higiene urbana, entre outros equipamentos que irão servir as centenas de milhares de peregrinos esperados no evento. O trajeto terminará na zona onde está a ser construído o palco-altar, cujo valor foi reduzido de 4,2 para 2,9 milhões de euros, depois dos elevados custos da estrutura terem levantado polémica. A conclusão do palco está prevista para o próximo dia 9 de julho.
De aterro a espaço público
Carlos Moedas, lembrou, em comunicado, que ali vai nascer um espaço para usufruto futuro por parte da população, com cerca de 30 hectares só do lado de Lisboa. "Aqui vai nascer, em setembro, o novo parque de Lisboa". "Uma área que até há bem pouco tempo era um aterro sanitário e que em breve estará apta a ser usufruída por todos os que a queiram frequentar. É uma obra de e para todos os lisboetas. E que ficará para o futuro da cidade. A obra nasce por causa da JMJ, mas irá muito além deste evento", assegurou o autarca.
Esta visita acontece a menos de dois meses da Jornada Mundial da Juventude, que terá lugar em Lisboa entre os dias 1 e 6 de agosto, com a presença esperada do papa Francisco.
