Estão escolhidos os cabeças de lista para as legislativas, com Luís Montenegro a liderar, desta vez, a candidatura da AD por Aveiro, em vez de Lisboa, onde o ministro Miranda Sarmento passa de segundo a primeiro. Dois meses após a polémica demissão do Governo, Hernâni Dias volta a encabeçar a coligação por Bragança.
Corpo do artigo
O PSD divulgou esta quarta-feira o elenco, com onze ministros como cabeças de lista, para além de Luís Montenegro. Dos ministros que não constam da listagem, destaque para Pedro Duarte, ministro dos Assuntos Parlamentares, que afirmou na semana passada que não será candidato a mais cargos além da Câmara do Porto
Já Aguiar-Branco, que assumiu o cargo de presidente da Assembleia, volta a liderar a lista por Viana do Castelo.
Luís Montenegro encabeça a lista de Aveiro que, no ano passado, tinha sido liderada por Emídio Sousa, que escolheu para secretário de Estado do Ambiente. E a aposta para primeiro em Lisboa recai agora no ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento.
O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, será o número um pelo Porto, em vez do médico Miguel Guimarães. Nuno Melo, líder do CDS-PP, foi o número dois pelo Porto em 2024.
No que toca a mudanças, destaque para o ministro da Economia, Pedro Reis, primeiro em Castelo Branco; o ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, na Europa; enquanto a ministra da Juventude, Margarida Balseiro Lopes, lidera em Leiria. O ministro da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, é agora o primeiro por Portalegre; e o da Educação, Fernando Alexandre, encabeça a lista por Santarém.
Pinto Luz não lidera
A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, vai liderar a lista de Vila Real, em vez de ser novamente terceira por Lisboa. Já a ministra do Ambiente, Maria da Graça Carvalho, é a primeira em Faro, em vez de Miguel Pinto Luz. O ministro das Infraestruturas e Habitação não integra os cabeças de lista divulgados pelo PSD mas deverá ir em lugar elegível.
O ministro da Presidência, Leitão Amaro, volta a ser o primeiro em Viseu. Os outros candidatos "repetentes" são Hugo Soares de novo em Braga; Rita Júdice, ministra da Justiça, em Coimbra; Gonçalo Valente em Beja; José Cesário fora da Europa; Dulcineia Moura na Guarda e Teresa Morais em Setúbal. Já Francisco Figueira sobre de segundo para primeiro em Évora.
Além de Pedro Duarte, Pinto Luz e Nuno Melo, o principal parceiro de coligação, mais três ministras não são cabeças de lista nestas legislativas: Dalila Rodrigues (Cultura), Margarida Blasco (Administração Interna) e Maria do Rosário Palma Ramalho (Trabalho, Solidariedade e Segurança Social).