O comissário europeu dos Assuntos Económicos elogiou Mário Centeno pela forma como conduziu os trabalhos na primeira reunião do Eurogrupo a que presidiu, considerando que o acordo político sobre a Grécia é um "belo golo" numa estreia à "Ronaldo".
Corpo do artigo
Na conferência de imprensa conjunta no final da reunião do fórum de ministros das Finanças da zona euro, onde também marca sempre presença, Pierre Moscovici, dirigindo-se ao novo presidente do Eurogrupo, felicitou-o pelo trabalho realizado esta segunda-feira, e recuperou a analogia futebolística lançada pelo antigo ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, que "batizou" Centeno como "o Ronaldo do Ecofin".
É o Ronaldo da economia portuguesa, e logo na sua primeira prestação, no seu primeiro jogo, marcou um belo golo
"Bravo pela tua excelente gestão deste primeiro encontro do Eurogrupo sob a tua presidência. Sabes que tens o apoio da Comissão e o meu. Digo-o como comissário e como amigo. Todos aqui sabem como chamamos ao Mário: dizemos que é o Ronaldo da economia portuguesa, e acontece que logo na sua primeira prestação, no seu primeiro jogo, marcou um belo golo, marcámo-lo coletivamente contigo, e saúdo a decisão do Eurogrupo de fechar a terceira revisão do programa grego", disse o comissário francês.
Mais à frente na sua intervenção, Moscovici abordou um dos pontos da agenda discutidos no Eurogrupo, que Centeno não abordou na sua intervenção, a sétima missão de vigilância pós-programa a Portugal.
Num breve resumo, e embora advertindo que persistem desafios, como o crédito malparado e a ainda elevada dívida pública, Moscovici resumiu as conclusões da missão apontando que a mesma "confirma a melhoria da situação económica e financeira do país nos últimos seis meses".
"Por isso, é mais um golo marcado pelo Mário", rematou.
Mário Centeno anuncia "boas notícias" para a Grécia
O novo presidente do Eurogrupo anunciou "boas notícias" sobre a Grécia, com o acordo político alcançado sobre a terceira revisão do programa de assistência em curso, o que permitirá um novo desembolso já no próximo mês.
"Sobre a Grécia há boas notícias. Alcançámos um acordo político sobre a terceira revisão do programa do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE). Saudámos a adoção de quase todas as ações prévias e mandatámos o grupo de trabalho do Eurogrupo para verificar a conclusão das restantes nas próximas semanas", apontou, em inglês, Centeno.
Acompanhado do comissário europeu dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, e do diretor do MEE, Klaus Regling, na sua primeira conferência de imprensa na condição de presidente do Eurogrupo, Centeno considerou que o sucesso da terceira revisão "reflete o enorme esforço e a excelente cooperação entre o governo grego e as instituições" e permitirá, uma vez concluídas as restantes medidas acordadas com Antenas, um novo desembolso que ascenderá a 6,7 mil milhões de euros.
"Olhando para a frente, podemos começar o trabalho técnico sobre medidas para alívio da dívida, relacionando-a com o crescimento económico", disse, antecipando já a conclusão com êxito deste novo programa de assistência à Grécia, o que deverá suceder em agosto próximo.
A concluir a sua introdução na conferência de imprensa, Mário Centeno disse que sentiu na reunião de "um grande espírito de equipa", com objetivos comuns, e garantiu que, pela sua parte, tudo fará para ajudar a operar as mudanças necessárias para tornar "a zona euro mais forte", e para explicar aos cidadãos a importância dessas reformas.