O atual comandante operacional nacional da Proteção Civil, Duarte da Costa, vai ser o sucessor do general Mourato Nunes, presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), que deixa o cargo, ao fim de três anos de mandato.
Corpo do artigo
A decisão foi anunciada, esta quarta-feira, pelo Ministério da Administração Interna (MAI), na senda das notícias de que Mourato Nunes tinha sido informado pelo ministro da Tutela, Eduardo Cabrita, logo pela manhã, sobre a sua saída.
Com 59 anos, Duarte da Costa é comandante operacional nacional desde maio de 2018.
Na tarde desta quarta-feira, Mourato Nunes transmitiu aos vários diretores nacionais da ANEPC a sua saída, apurou o JN. O responsável máximo da Proteção Civil esteve reunido com aqueles dirigentes no auditório da instituição, em Carnaxide, durante várias horas.
O presidente da Proteção Civil adiantou aos diretores nacionais, na tal reunião convocada de urgência, de que teria sido informado logo pela manhã pelo ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, tal como avançou o "Diário de Notícias" ao início da tarde.
Fontes adiantaram ao JN que Mourato assegurou que ainda não sabe quem será o seu sucessor.
A comissão de serviço de três anos do antigo comandante-geral da GNR, que já está reformado, tinha terminado a 8 de novembro.
Embora tenha sido constituído arguido no âmbito da investigação do chamado "caso das golas", em sequência de notícias avançadas pelo JN, Mourato Nunes, de 74 anos, continuou a liderar a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e deverá ainda manter-se no cargo em gestão corrente, pelo menos, até nova nomeação.