Esta sexta-feira assinala-se o Dia Internacional das Lesões da Coluna Vertebral e profissionais de saúde alertam para cuidados e comportamentos que podem fazer a diferença
Corpo do artigo
Nesta sexta-feira em que se assinala o Dia Internacional das Lesões da Coluna Vertebral, o apelo é para a importância da prevenção. As quedas são responsáveis por 60,1% das lesões traumático vertebro-medulares e o envelhecimento da população pode levar a um aumento das fraturas se não se tiver cuidado. Para além disso, existem diversas patologias que afetam a coluna (ler referências ao lado) e às quais devemos estar atentos.
De acordo com o estudo "Epidemiology of traumatic spinal cord injury in Portugal", desenvolvido pela Escola de Medicina da Universidade do Minho e coordenado pelo ortopedista Rui Duarte, que analisou os dados de hospitais públicos portugueses entre agosto de 2020 e julho de 2023, as quedas são a principal causa deste tipo de lesões, correspondendo a 60,1% dos casos. Seguem-se os acidentes de viação (24,9%).