Ferramenta online tem diminuído tempos de resposta. Associação automóvel congratula-se e pede mais diálogo.
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O Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) lançou uma nova plataforma online que tem permitido diminuir os tempos de resposta aos pedidos de homologação de veículos importados. A agilização do processo era uma das reivindicações do setor do comércio automóvel que chegou a criticar a demora na homologação de viaturas usadas importadas. Em muitos casos, para além de um mês.
Segundo a Associação Portuguesa do Comércio Automóvel (APDCA), a demora nos processos "começou a tornar-se evidente com o início da pandemia", chegando a ultrapassar os 30 dias de espera. A associação, que em outubro questionou o IMT sobre os atrasos, congratula-se com a "nova plataforma. Até agora, e tirando dificuldades técnicas pontuais, parece estar a funcionar e a agilizar muito todo o processo", indica. Ainda assim, pede uma maior abertura para diálogo.
Segundo o IMT, a nova aplicação resulta da atualização do sistema criado em fevereiro de 2021 para a pesquisa de homologações.
"Volvido quase um ano desde a entrada da aplicação, procedeu-se a um upgrade da mesma, indo assim, também, ao encontro das propostas de melhoria recebidas por parte dos utilizadores", explicou o IMT.
Mais comunicação
A ferramenta entrou em funcionamento no dia 10, "com novas funcionalidades e com claros ganhos de eficiência e eficácia".
De acordo com o instituto, "não existe atualmente qualquer pedido pendente, por causa imputável ao IMT, submetidos na anterior aplicação".
No que toca à nova plataforma, desde a sua implementação, "deram entrada 4393 pedidos de pesquisa de homologação", dos quais 3778 já foram concluídos. Desses, "2130 culminaram na emissão automática, em poucos minutos, de uma declaração automática".
O Instituto da Mobilidade e dos Transportes esclarece ainda que, até sexta-feira passada, dos 34 pedidos ainda pendentes, seis tinham sido submetidos entre quinta-feira e sexta-feira.
Congratulando-se "com os desenvolvimentos por parte do IMT e com a entrada em funcionamento da nova plataforma", a APDCA frisou a necessidade de "uma melhor comunicação" por parte do IMT.
"Apesar das melhorias e de terem atendido os inúmeros pedidos que efetuámos, julgamos ser de todo evidente a necessidade de uma melhor, mais fácil e mais ágil comunicação por parte da entidade na resolução dos problemas apresentados pela associação".