O adeus de Gouveia e Melo à Marinha: "É um dos dias mais tristes da minha vida"
O almirante Henrique Gouveia e Melo despediu-se oficialmente da Marinha, na sexta-feira, numa cerimónia realizada na Base Naval de Lisboa. "Hoje é um dos dias mais tristes da minha vida", admitiu o chefe do Estado-Maior da Armada, pedindo aos militares que tenham "fé, esperança e uma grande força interior".
Corpo do artigo
Gouveia e Melo disse adeus ao cargo de chefe do Estado-Maior da Armada, que ocupou nos últimos três anos, num discurso emotivo onde recordou os seus 45 anos de carreira e deixou elogios aos militares. "Hoje é um dos dias mais tristes da minha vida, pois vou despedir-me de vós, que fostes, nos últimos 45 anos, a minha grande família", começou por dizer.
No início da semana, a SIC avançou que o almirante, apontado como um dos candidatos à Presidência da República, tencionava passar à reserva já no final de dezembro. Em declarações à Rádio Renascença, Gouveia e Melo - que saltou para o espaço mediático durante a pandemia, por ter liderado a "task force" da vacinação contra a covid-19 - afirmou que não falava sobre a possível candidatura a Belém enquanto estivesse no ativo.
Na sexta-feira, Gouveia e Melo dirigiu-se pela última vez aos militares e civis da Marinha e da Autoridade Marítima Nacional, expressando gratidão pelo empenho, dedicação e espírito de missão demonstrado por todos durante os três anos na liderança, mas também ao longo das mais de quatro décadas na instituição. "Agradeço-vos do fundo do meu ser, a vossa coragem, a vossa lealdade e a vossa prontidão, nesta aventura de 45 anos que está prestes a terminar", sublinhou.
"Tenham fé, esperança e uma grande força interior para viverem este sonho, que é a vida na Marinha. E nunca deixem de ter orgulho na nossa condição de marinheiros, pois fostes fiéis ao nosso sonho e irredutíveis no amor e dedicação à Pátria", apelou. "E onde quer que eu esteja, serei, sempre, um vosso camarada", prometeu ainda, no discurso de despedida.
A Marinha partilhou, no mesmo dia, um vídeo de homenagem ao almirante, que fez a travessia de barco pelo Tejo até ao Alfeite, em Almada. Gouveia e Melo deixa a Marinha no dia 27 de dezembro.