Impostos, Saúde, TAP e Justiça. O debate entre Costa e Rio em quatro temas essenciais
Leia o que disseram Rui Rio e António Costa sobre quatro temas que marcaram o debate desta quinta-feira à noite entre os dois candidatos.
Corpo do artigo
Impostos
António Costa | Reduzir o IRS já em 2022
Através do desdobramento do 3.º e 6.º escalões de IRS, António Costa garante que o imposto desce já em 2022 para 170 mil famílias. Com a promessa de uma "redução muito forte" para quem tiver filhos, Costa recorda que entre 2016 e 2021 as empresas pouparam 3294 milhões de euros, e as famílias mais de 6700 milhões, com as medidas do PS.
Rui Rio | IRC reduz primeiro
A política fiscal de Rui Rio assenta na lógica de "mudar o modelo" por via da aposta na produção, ou seja, "nas exportações e no investimento para depois distribuir". Por isso é que entende que em primeiro lugar deve reduzir o IRC de 21% para 17% com majoração para empresas do Interior e só depois tocar no IRS, que também é para baixar em 2025.
Saúde
António Costa | Continuar a reforçar
António Costa promete "não desistir" da promessa de conseguir um médico de família para todos os portugueses. Contabiliza melhor produção no SNS em 2021 que em 2019 e quer "continuar a reforçar" o SNS por via da aposta na carreira de medicina geral e familiar, com incentivos à fixação de médicos no Interior.
Rui Rio | Médico para todos
Rui Rio quer contratar ao privado para garantir um médico assistente para todos até que o público consiga dar resposta às necsssidades em 2026. Ou seja, promete "um médico de família para todos até ao fim da legislatura" e o alargamento do SIGIC às consultas, para que quando o SNS falhe, o utente possa ir ao privado.
TAP
António Costa | Confiança no futuro
Diz que o plano de reestruturação "é claro" e lembra que a Europa o validou. Afirmou ter "confiança" no futuro da empresa e desafiou Rio a dizer se teria fechado a TAP, perdendo assim 10 mil postos de trabalho e 3 mil milhões em exportações. O aumento de capital evitou falência.
Rui Rio | Privatizar depressa
Promete privatizar "o mais depressa possível" pois a companhia já recebeu quase tanto do Estado como a receita toda de um ano de IRC. Considera que a empresa só serve Lisboa, e mal, pois cobra mais por voos aos portugueses do que aos espanhóis. Não esclareceu se deixava falir.
Justiça
António Costa | Há várias realidades
Defendendo-se das críticas de Rio, Costa admitiu que a justiça tem "várias realidades". A cível está a melhorar, a administrativa e fiscal têm um nível de pendências "dramático" que não explica como vai solucionar. Acusa Rio de querer políticos a controlar o o Ministério P´úblico.
Rui Rio | Morosa e fraquíssima
Quer uma reforma mas não indicou propostas concretas. Faz um retrato que "é mau" do setor, com problemas de morosidade, falhas no segredo de justiça, fraco combate à corrupção e prescrições em casos "que os portugueses não percebem como é que ficam por julgar".
Depois da questão da governabilidade, António Costa e Rui Rio travaram argumentos sobre vários temas no debate de 1.15 horas, nas três televisões generalistas