Em contagem decrescente para a inauguração da Praça de Natal, Joaquim Duarte não tem mãos a medir. Junto à Câmara de Gaia, descarrega a carrinha e monta as tábuas de madeira que irão dar forma à loja "Dom Duarte".
Corpo do artigo
A inauguração é este sábado, no mesmo dia em que se acendem as luzes da árvore de Natal do Porto. Esta sexta-feira, iluminam-se 30 ruas em Matosinhos, com direito a fogo de artifício e a um concerto da fadista Gisela João, no edifício dos Paços do Concelho.
A aposta nas decorações, bem como os concertos, as pistas de gelo e os carrosséis enchem as cidades de gente e ajudam a dinamizar o comércio local. "Há claramente um aumento da procura e do consumo. Provavelmente, esta época é a mais importante do mercado de rua e as iluminações são um acrescento para evidenciar o espírito natalício", afirmou Joel Azevedo, presidente da Associação de Comerciantes do Porto.
Feitas as contas, no total, os seis municípios do núcleo central da Área Metropolitana do Porto investem mais de um milhão de euros para abrilhantar o Natal. Na hora de pagar a fatura, é o Porto que mais gasta. O orçamento, que teve um reforço de mais 165 mil euros neste ano, permitiu enfeitar 80 ruas.
No rol de investimentos, segue-se Gaia (300 mil euros), Matosinhos (quase 123 mil), Valongo (perto dos 90 mil), Gondomar (cerca de 87 mil para iluminações e 150 mil para dinamizar o comércio) e Maia (250 mil para toda a programação).
Sem indicar valores no que toca ao aumento das vendas nesta quadra, Joel Azevedo adianta que "todo o comércio ganha com a época". "Quando as coisas calham menos bem, o próprio negócio pode ficar em causa. É muito importante que as entidades públicas utilizem todos os meios para potenciar o comércio", referiu o presidente da Associação de Comerciantes.
"Invasão de gente"
Em Gondomar, o município canalizou 150 mil euros numa campanha para promover o comércio local. "Neste Natal Compre + Local" conta com 700 negócios inscritos. É atribuído um kit ao comerciante e, numa compra igual ou superior a 24 euros, o cliente recebe um cupão, que pode ou não conter um prémio.
"Conseguimos criar um estímulo para que as pessoas possam fazer as suas compras no comércio tradicional", explicou Cláudia Vieira, vereadora da Câmara de Gondomar.
Ao lado da Câmara de Gaia, Joana Antunes e a tia, Paula Ferreira, esperam que a inauguração da Praça de Natal - que conta com um carrossel, uma pista de gelo, uma roda gigante, a casa do Pai Natal e comércio - aumente a procura pela castanha assada. Foi há um ano, após ter andado com as filhas na roda gigante, que Joana Antunes decidiu vender naquele local. "No ano passado, vim no último dia e a praça estava cheia. Espero que agora haja uma invasão de gente", disse.
Joaquim Duarte partilha as mesmas expectativas. Tem 42 anos e vende pão com chouriço. Este ano, o negócio estreia-se na Praça de Natal. "Vamos ter dois fornos ligados. Ao fim da tarde, quando o frio começar a cair, as pessoas querem encostar-se no quentinho. Ao verem os fornos recordam tempos, cheiros e sabores antigos. Faz toda a diferença", considerou.
À lupa
45 mil euros - É quanto vai custar a árvore de Natal na Avenida dos Aliados. O valor inclui um espetáculo piromusical.
700 comerciantes - A campanha "Neste Natal Compre + Local", promovida pela Câmara de Gondomar, tem 700 inscritos.
80 expositores - A Feira de Artesanato de Matosinhos conta com cerca de 80 expositores com artesanato para todos os gostos.
Animação - Nos orçamentos das Autarquias para animar o Natal, estão ainda contabilizadas atividades. Entre elas, feiras de artesanato, pistas de gelo, concertos, teatro e dança.
Inauguração - Valongo, Maia e Gondomar acendem as luzes de Natal na próxima semana, nos dias 5, 6 e 7 de dezembro, respetivamente.
Passagem de ano - Pela primeira vez, a Câmara da Maia vai ter um concerto para festejar a passagem de ano. A chegada de 2020 será comemorada ao som dos GNR e do maiato DJ Overule.
E no resto do país vai ser assim
AVEIRO
No programa Boas Festas, a Câmara investiu 590 mil euros, mais 190 mil que em 2018. A animação arranca domingo, com um desfile no canal, e prolonga-se até 13 de janeiro. Inclui roda gigante, pista de gelo, concertos e outras atividades.
BRAGA
O Município investiu 300 mil euros em programação e iluminação de Natal, mais 80 mil do que no ano passado. A inauguração acontece amanhã, às 17 horas, na Praça da República, onde está instalada a árvore gigante.
BRAGANÇA
Na animação da quadra de Natal, o Município investiu 185 mil euros. Entre 1 de dezembro e 6 de janeiro decorre a iniciativa "Bragança Terra Natal e de Sonhos". A pista de gelo é a grande aposta: em 2018, passaram 23143 patinadores.
COIMBRA
A atuação de Bárbara Tinoco, autora do sucesso "Antes dela dizer que sim", marca a inauguração das luzes de Natal em Coimbra, domingo. O investimento ronda os 100 mil euros, dentro dos valores dos anos anteriores.
FAMALICÃO
A Câmara investiu 291 mil euros na campanha de Natal, valor semelhante ao de 2018. Aqui incluem-se divertimentos e as ornamentações das principais ruas da cidade e das vilas.
GUIMARÃES
A Autarquia vai gastar 145 mil euros nas iluminações de Natal. A verba está ligeiramente acima da do ano passado e já compreende a animação do mercado de Natal da Alameda de São Dâmaso, a iluminação das principais ruas e árvore de Natal, no Largo do Toural.
LEIRIA
A iluminação de Natal, a inaugurar hoje, pelas 21 horas, custou 153 mil euros e vai dar cor a 15 ruas, praças e largos, e 12 edifícios públicos. A atração principal será uma bola multimédia, com 12 metros de altura.
LISBOA
A capital vai ter mais de 2350 mil luzes de Natal. A inauguração acontece hoje, no Terreiro do Paço, onde estará a habitual árvore de Natal, com 30 metros de altura. Seguir-se-á um desfile natalício, que passará pela Baixa e pelo Chiado. A Câmara vai gastar 800 mil euros, o mesmo valor de 2018.
VIANA
A animação natalícia representa um investimento de 120 mil euros e arranca amanhã, às 18 horas. Inclui iluminação sincronizada com música, uma árvore 3D, com 20 metros de altura, e uma praça-Natal.
VILA REAL
A iluminação de Natal vai ser inaugurada no domingo e ficará até 7 de janeiro. O investimento da Câmara Municipal é de 27 mil euros, o mesmo que em 2018.
VISEU
A Câmara investiu 91 mil euros na iluminação da cidade, menos 26 750 euros face ao ano passado. Esta noite acendem-se 127 mil luzes em 40 pontos da cidade, incluindo um coreto, instalado no Rossio.