"O que a IL decidiu fazer não é nada": partido exige que Santos Silva se retrate
O líder da Iniciativa Liberal afirmou, esta quarta-feira, que vai aguardar que o presidente da Assembleia da República se retrate de um "inqualificável comportamento" após a sessão de boas-vindas ao chefe de Estado do Brasil na terça-feira.
Corpo do artigo
Em causa estão declarações de Augusto Santos Silva num vídeo que foi divulgado pelo jornal online "Observador", em que diz que "aquilo que a Iniciativa Liberal decidiu fazer [na sessão com Lula da Silva] não é nada", porque "há sempre quem faça pior", depois de sugerir que "aquilo é falta de integridade política".
O presidente da Assembleia da República estaria a referir-se à posição tomada pela IL quanto à receção ao chefe de Estado brasileiro: o partido esteve contra a ida de Lula ao parlamento no dia 25 de Abril e falou numa "instrumentalização" da data.
No vídeo em causa, Santos Silva surge a contar o incidente com o Chega na sessão de boas-vindas ao presidente do Brasil no plenário da Assembleia da República, numa roda em que estão também o chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro, António Costa. Explicando a "fúria" que o comportamento do partido de extrema-direita lhe causou, durante o discurso do presidente brasileiro, Santos Silva acabou por falar também da Iniciativa Liberal.
Reagindo ao vídeo, Rui Rocha disse que "a Iniciativa Liberal aguarda que o presidente da Assembleia da República se retrate publicamente nas próximas horas do seu inqualificável comportamento".
Na sua conta no Twitter, o presidente da IL diz que dará na quinta-feira "uma conferência de imprensa sobre mais um lamentável episódio ocorrido na Assembleia da República, protagonizado por aquele que devia ser o responsável máximo por zelar pelo regular funcionamento desta instituição".