A atualização da Norma n.º 004/2020 da DGS deixou de distinguir entre vacinados e não vacinados na classificação de alto risco e diminuiu, de dez para sete dias, o período de isolamento para assintomáticos ou doentes ligeiros. As definições do nível de risco só entram em vigor na segunda-feira.
Corpo do artigo
Estive em contacto com um infetado mas não tenho sintomas. Fico em isolamento?
Só fica se for um contacto de alto risco. Nesse caso, tem de fazer teste ao 3.º e ao 7.º dia e cumprir os sete dias de isolamento, mesmo com teste negativo. De alto risco são os que coabitam com um caso positivo ou que tenham tido contacto com infetados em contexto de lar e outras estruturas para idosos, crianças, prisões ou centros de acolhimento, por exemplo. Os não vacinados ou com esquema incompleto deixam de ser sempre alto risco.
Quando entra em vigor a definição de contacto de alto risco?
De acordo com a norma publicada na quarta-feira, só a partir de dia 10 de janeiro, segunda-feira, é que a alteração na definição de alto risco entra em vigor.
O autoteste deu positivo. E agora?
Deve contactar o SNS24, que vai marcar-lhe um teste de laboratório que deverá confirmar a doença. Se estiver sem sintomas, fica em autoisolamento durante sete dias e, se não for de alto risco, não tem de fazer teste para ter alta. Se desenvolver sintomas moderados a graves, será avaliado presencialmente por um médico, que emitirá o certificado de incapacidade temporária (para receber a baixa, equivalente a 55% do ordenado).
Quantos dias são de isolamento agora?
Até há pouco tempo, o isolamento dos casos suspeitos, assintomáticos ou com doença ligeira era de 14 dias; em setembro, foi reduzido para 10 dias e, agora, para sete. Quem estiver positivo e doente, só terá alta, no mínimo, após 10 dias no caso de doença moderada e após 20 dias se tiver desenvolvido doença grave ou sofrer de imunodepressão.
14465857
É preciso fazer teste para sair do isolamento?
Não é preciso teste no caso dos assintomáticos e que não sejam contacto de alto risco (os dias são contados desde a data do teste positivo). Quem tiver sintomas ligeiros pode sair do isolamento após sete dias desde o início dos sintomas, sem precisar de teste, mas só após três dias sem sintomas.
Já estava infetado com sintomas ligeiros no fim de semana. Quando posso sair de casa?
A norma agora atualizada aplica-se aos casos de isolamento em curso que, até ontem, tenham cumprido sete ou mais dias de isolamento.
Os dias de isolamento dão direito a baixa?
O SNS24 emite, por meios eletrónicos, as declarações de isolamento que o trabalhador deve enviar à entidade empregadora, que, por sua vez, a remete à Segurança Social no prazo máximo de cinco dias. Receberá um subsídio equivalente a 100% do salário. Se desenvolver doença moderada a grave, o médico de família passará o certificado de incapacidade temporária para receber a baixa paga a 55%.
As crianças que contactem com um caso na escola ficam em isolamento?
Não. A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, esclareceu na quarta-feira que as crianças que tenham contacto com um caso positivo de covid-19 na escola não ficam em isolamento. Só serão considerados contactos de alto risco (as definições entram em vigor a partir de segunda-feira) as crianças que vivam na mesma casa que alguém com covid-19, pelo que ficam isoladas, já que não têm reforço da vacina.