Com os termómetros a ultrapassar os 40º em várias regiões do país, numa onda de calor que se prevê durar até sexta-feira, a Direção-Geral da Saúde e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil recomendam que as pessoas procurem manter-se dentro de casa ou em locais frescos. Saiba como manter a habitação fresca, se não tiver recurso a equipamentos de ar condicionado.
Corpo do artigo
1- Janelas abertas e persianas fechadas
De acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, "em casa, durante o dia, abra as janelas e mantenha as persianas fechadas, de modo a permitir a circulação de ar". Cortinas e portas também devem estar fechadas, de forma a evitar a entrada de luz solar.
2- Permitir que o ar circule à noite
A Proteção Civil aconselha também a que, durante a noite, "abra bem as janelas para que o ar circule e a casa arrefeça". Como medida suplementar, a Deco Proteste também sugere que, no período noturno, sejam abertas "duas janelas opostas, para criar correntes de ar". "Ao arrefecer as paredes, a casa resiste melhor às elevadas temperaturas durante o dia", refere.
3- Plantas dentro e fora de casa
Segundo a Deco Proteste, "as plantas altas perto da janela também ajudam a criar sombra". Ao mesmo tempo, a EDP explica que, no interior das habitações, "através da evapotranspiração e evaporação, as plantas humedecem o ambiente e refrescam o seu lar".
4- O que se deve evitar fazer
Nas horas mais quentes do dia, "ponha de lado as tarefas que produzem calor e vapor, ou contaminam o ar, afetando diretamente a sua qualidade e renovação", frisa a Deco Proteste. "Cozinhar, passar a ferro, fumar e utilizar pinturas ou colas" são exemplos de atividades que devem ser evitadas nos períodos de maior calor.
5- Evitar ter muitos aparelhos ligados
Lâmpadas, televisores e computadores são equipamentos que fazem aumentar a temperatura das divisões. Por isso, é aconselhado que se evite ligar muitos aparelhos em simultâneo.