Ondas "traiçoeiras" previstas para os próximos dias podem chegar aos sete metros
A Federação Portuguesa de Nadadores Salvadores (Fepons) pede aos banhistas que se dirijam às praias na costa portuguesa a partir desta terça-feira para terem cuidados redobrados perante a previsão de forte ondulação causada por um ciclone ao largo dos Açores.
Corpo do artigo
"Nos próximos dias está prevista forte agitação marítima nas nossas praias. O mar pode parecer convidativo, mas esconde correntes perigosas e ondas traiçoeiras", pode-se ler num comunicado da Fepons. Assim, é aconselhado aos banhistas a evitar a água em condições adversas, a afastarem-se das zonas de rebentação e a respeitar a sinalização e indicações dos nadadores-salvadores e autoridades.
O Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) coloca a partir desta terça-feira toda a costa em alerta amarelo devido à forte ondulação. Em causa, a previsão de ondas com altura significativa até quatro metros na costa ocidental no dia 26, e que poderão atingir a altura máxima até sete metros. "No período de maré cheia durante a tarde, conjugado com uma amplitude de maré previsivelmente elevada, várias praias poderão ficar sem areal disponível", lê-se em comunicado do IPMA. A ondulação manter-se-á forte na costa ocidental ao longo da semana, com alturas significativas entre dois a três metros.