Eu creio que os projectos nascem a partir de momentos de síntese entre diferentes elementos aparentemente dispersos que em condições adequadas acabam por encontrar um significado e ganhar força para uma vida própria. Foi assim com a UIM que resultou, na sua origem, da reunião de um conjunto de ideias trazidas para uma mesa de pequeno-almoço pelo Prof. Fermin Rodriguez e por mim, que nos inspiraram uma ideia nova, a de reunir estudantes universitários das universidades do Porto e de Oviedo num programa de formação inovador, conciliando momentos de formação académica sobre o Mar, experiência de navegação e trabalho de projeto, juntando conhecimento, aventura e cooperação. A concretização desta ideia encontrava, naturalmente, um conjunto de dificuldades a ultrapassar, a primeira e mais importante das quais a existência de um navio disponível. A concretização de ideias em projectos depende também da verificação de condições circunstanciais que importa identificar e aproveitar com oportunidade.
Corpo do artigo
Seguindo a indicação amiga do Prof. João Coimbra, Presidente do CIIMAR, desloquei-me a uma conferência à Universidade de Aveiro onde pude conhecer o Senhor Almirante Vieira Matias, anterior Almirante CEMA, a quem expus a ideia e que, imediatamente, se prontificou a interceder junto da Marinha Portuguesa para disponibilizar o NTM Creoula. E assim foi possível passar de uma ideia generosa à concretização de um Projeto, que entretanto cresceu, amadureceu e se alargou à Escola Naval.
Em concordância com a sua matriz fundadora a UIM lança a todos os que nela participam, Alunos, Professores Tutores de Mar e Diretores desafios importantes, a criação de novas competências pessoais e profissionais e a identificação de ideias de projecto, valorizando um ambiente multidisciplinar e multicultural muito particular e rico porque vivido intensamente a bordo de uma plataforma de formação que é o NTM Creoula.