
Henrique Neto
GUSTAVO BOM / GLOBAL IMAGENS
Os candidatos anunciados às eleições presidenciais de 2016 são já sete, entre os quais uma mulher, havendo ainda há três personalidades em reflexão, Marcelo Rebelo de Sousa, Rui Rio e Pedro Santana Lopes, todos antigos dirigentes do PSD.
Depois de muita especulação, o antigo primeiro-ministro socialista António Guterres e o antigo líder da CGTP-In Carvalho da Silva já afastaram publicamente a possibilidade de se candidatarem.
Apesar de já estarem apresentadas sete candidaturas, ainda nenhuma foi formalizada junto do Tribunal Constitucional, o que requer pelo menos 7.500 assinaturas de apoiantes.
Candidatos apresentados
Henrique Neto - Foi o primeiro a anunciar a candidatura. Ex-deputado do PS e empresário, Henrique Neto, 78 anos, apresentou-se numa cerimónia no Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa, a 25 de março. Pertencente a uma família ligada à indústria vidreira da Marinha Grande, é cofundador da empresa Iberomoldes. Crítico dos governos socialistas de José Sócrates, no passado mês de janeiro Henrique Neto subscreveu o manifesto "Por uma democracia de qualidade", entregue ao Presidente da República, Cavaco Silva, e que pedia uma reforma do sistema eleitoral.
Orlando Cruz - É ex-militante do CDS, tem 62 anos, e apresenta-se como escritor. Nas autárquicas de 2013 concorreu, pelo Partido Trabalhista Português, à Câmara de Matosinhos, tendo obtido 0,68%, mas antes já se tinha candidatado também à autarquia do Porto. Apresentou a sua candidatura à Presidência da República no dia 14 de abril, no Porto, a sua terceira, tendo garantido que desta vez vai levar a candidatura até ao fim.
Paulo Morais - Antigo vice-presidente da câmara do Porto com os pelouros do Urbanismo, Ação Social e Habitação, durante o mandato de Rui Rio (PSD), de 2002 a 2005, Paulo Morais, 51 anos, notabilizou-se pelas posições anticorrupção. Pertence à associação cívica Transparência e Integridade e é professor universitário. Apresenta publicamente a sua candidatura a 18 de abril, no icónico café Piolho, no Porto. Na apresentação da sua candidatura afirmou que as eleições se transformaram em "concursos para a escolha do maior mentiroso" e garantiu que se for eleito demitirá o Governo que não cumpra asa promessas eleitorais, tendo apontado como prioridades o combate à corrupção e a transparência das contas públicas.
António Sampaio da Nóvoa -O ex-reitor da Universidade de Lisboa, de 60 anos, apresentou a sua candidatura a 29 de abril, no Teatro da Trindade, na capital. Nascido em Valença, no Minho, conta com o apoio dos três antigos Presidentes da República Ramalho Eanes, Mário Soares e Jorge Sampaio, que estiveram presentes nas cerimónias de apresentação da candidatura em Lisboa ou do Porto.
Castanheira Barros - Jorge Castanheira Barros é advogado e candidatou-se em 2010 à presidência do PSD. Apresentou a sua intenção de concorrer a Belém a 21 de maio, no auditório da reitoria da Universidade de Coimbra, onde se licenciou. Castanheira Barros é natural do Porto, tem 63 anos, e já assumiu que se revê, "em alguns aspetos", no Bloco de Esquerda.
Paulo Freitas do Amaral - Eleito em 2009 presidente da junta de freguesia da Cruz Quebrada-Dafundo, em Oeiras, Paulo Freitas do Amaral é o candidato anunciado mais jovem - tem 36 anos. Primo de Diogo Freitas do Amaral (ex-líder do CDS, ex-vice-primeiro-ministro e ex-candidato a Belém), apresentou publicamente a sua candidatura numa sessão no concelho de Guimarães.
Graça Castanho - Docente universitária Graça Castanho anunciou, em Ponta Delgada (ilha de S. Miguel, Açores), a sua pretensão de concorrer a Belém. A concretizar-se esta candidatura, será a primeira vez no pós 25 de Abril que as eleições presidenciais podem vir a contar com um candidato oriundo dos Açores.
