No último dia da Jornada Mundial da Juventude, e perante mais de um milhão e meio de jovens, o Papa perguntou: "O que levamos connosco quando regressarmos ao vale da vida quotidiana”? E Francisco respondeu ele próprio: "Resplandecer, ouvir e não temer", disse, três verbos que quer que os jovens levem para casa.
Corpo do artigo
"Amigos, também nós precisamos de alguns lampejos de luz para enfrentar a escuridão da noite, os desafios da vida, os medos que nos inquietam, a escuridão que muitas vezes vemos ao nosso redor. O Evangelho revela-nos que esta luz tem um nome", frisou na homilia da missa de envio no Parque Tejo, recomendando aos jovens que tenham cuidado “com os egoísmos disfarçados de amor”.
"Somos luminosos quando acolhemos Jesus e aprendemos a amar como ele. Amar como Jesus é o que nos torna luminosos. Não se enganem: vais ser luz no dia em que fizeres obras de amor. Quando se viram para dentro e são egoístas, a luz apaga-se", salientou, na curta homilia de improviso que fez aos jovens nesta missa de envio, em que anunciou que será a Coreia do Sul o próximo país a acolher a JMJ em 2027.
No final da missa, em que participaram o presidente da República e o primeiro-ministro, o Papa Francisco fez uma referência à guerra na Europa e disse que sente uma grande tristeza. Pediu aos jovens que rezem pela paz. "Sinto uma grande dor pela Ucrânia, que continua a sofrer tanto", disse o Papa, depois de ter feito um longo agradecimento aos portugueses, à Igreja portuguesa e aos jovens que participaram neste evento que decorreu na última semana em Portugal.
"Obrigada a ti, Lisboa! Ficarás na memória destes jovens como a casa da fraternidade e cidade de sonhos", disse. "Obrigado não expressa só gratidão pelo que se recebeu mas o também o desejo de retribuir o bem", disse o Papa, que convidou também os jovens a participarem no Jubileu da Juventude que se vai realizar em 2025 em Roma.
A missa decorreu este domingo de manhã depois de uma noite em que milhares de peregrinos dormiram ao relento na zona do Parque Tejo para poderem assistir a esta cerimónia.