Papa terá encontros separados com Marcelo e Costa e lança primeira pedra de novo edifício da Católica
O Papa Francisco vai aterrar no aeroporto militar de Figo Maduro, em Lisboa, no dia 2 de agosto, às 10 horas. O líder da Igreja Católica será depois recebido no Palácio de Belém pelo presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Corpo do artigo
Francisco vai estar em Portugal, entre 2 e 6 de agosto, para presidir a Jornada Mundial da Juventude. O programa oficial da visita do Papa é revelado, esta manhã de terça-feira, na Estufa Fria, em Lisboa.
A partida de Roma está marcada para as 7.50 horas e a chegada a Lisboa prevê-se que ocorra às 10 horas. A cerimónia de boas-vindas será no Palácio de Belém, naquele que será o primeiro encontro do Papa, em Portugal, no âmbito do megaevento católico.
O chefe da Igreja Católica seguirá depois para o Centro Cultural de Belém, onde se vai encontrar com as autoridades, a sociedade civil e o corpo diplomático. À tarde, encontra-se com o primeiro-ministro, António Costa, na Nunciatura Apostólica.
No dia seguinte, quinta-feira, o Papa Francisco vai benzer a primeira pedra do novo edifício da Universidade Católica Portuguesa e visitar a Escola Conde Ferreira, em Cascais, para conhecer um projeto de inclusão social, o "Scholas Occurrentes ("escolas de vizinhos"), desenvolvido por José María del Corral.
Na sexta-feira, o Papa vai à Praça do Império, em Belém, confessar alguns jovens da JMJ e depois segue para o Centro Paroquial da Serafina, no Bairro da Serafina, em Campolide, onde passa o resto da manhã. Ao final do dia, às 18 horas, realiza-se a via-sacra no Parque Eduardo VII.
Na visita de apenas duas horas a Fátima, no sábado, o Papa Francisco vai rezar o terço com jovens doentes, na Capelinha das Aparições do Santuário, e regressa a Lisboa no final da manhã. À tarde, terá um encontro privado com os jovens da Companhia de Jesus, no Colégio São João de Brito, em Lisboa, e a vigília.
A Jornada Mundial da Juventude é um encontro de jovens de todo o mundo com o Papa. Os dois eventos mais importantes que contarão com a presença do Papa Francisco, já anunciados há alguns meses, são a vigília e a missa final, no último dia do evento, ambos em Lisboa.