Paróquias vão rezar pelas vítimas de abusos nas cerimónias da Sexta-feira Santa
A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) quer que todas as paróquias rezem amanhã, nas cerimónias de Sexta-feira Santa, "uma oração em que se reza pelas vítimas de abusos". D. José Ornelas, presidente da CEP, fez a recomendação a todas as dioceses com o pedido para que fosse enviada a todos os párocos.
Corpo do artigo
A oração "Pelas Pessoas vítimas de abusos de poder, de consciência e sexual" deverá ser feita como "oração universal" para pedir "a cura das suas feridas", "coragem aos que as acompanham" as vítimas, conforto às famílias e para que se "torne cada vez mais a Igreja um ambiente seguro".
Na mensagem pascal, o bispo de Viseu também pediu "tolerância zero" para "todos os tipos de abusos sexuais e de violência", considerando-os "crimes horrendos, abomináveis e hediondos" que não deixam brilhar na Igreja, nem no mundo, "a luz" de Cristo ressuscitado.
D. António Luciano dos Santos Costa referiu que "Cristo ressuscitado oferece à humanidade a vida nova" que dá sentido à fé e à esperança e é "capaz de destruir todos os males e erros do mundo pela raiz".
15846726
Dirigindo-se a Cristo, o bispo de Viseu pediu que fortaleça e cure "todas as vítimas dos abusos sexuais de crianças na Igreja em Portugal".
"Ajudemos as vítimas a encontrar em Cristo ressuscitado a Páscoa e a libertação de que tanto precisam. Cuidemos de todos acolhendo-os, ajudando-os no seu processo de cura e de busca de sentido para a sua própria vida. Cuidemos também dos abusadores, ajudando-os a remir tão grandes males", referiu.