O fim de semana da Páscoa será marcado por temperaturas altas em todo o país, podendo atingir os 30 graus no interior do Alentejo. Apesar do calor de verão sentido durante o dia, as noites irão continuar frias, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Corpo do artigo
Céu limpo e temperaturas elevadas são as previsões do IPMA - Instituto Português do Mar e da Atmosfera para o fim de semana prolongado que se avizinha. A partir desta quinta-feira e até domingo, haverá uma subida das temperaturas em todo o país, podendo as máximas oscilar entre os 23 e os 26 graus na maioria do território.
As temperaturas máximas estarão acima da média habitual para esta altura do ano, podendo chegar aos 30 graus no interior do Alentejo e Vale do Tejo. Em Lisboa, esperam-se máximas entre os 24 e os 29 graus. No Porto, deverão ser um pouco mais baixas, variando entre os 22 e os 24 graus.
Apesar do calor de verão que se irá sentir durante o dia, as noites serão ainda frias, uma vez que as temperaturas mínimas devem variar entre os 7 e os 10 graus. Haverá "uma grande diferença entre a temperatura diurna e a temperatura noturna", sublinhou Ângela Lourenço, meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), citada pela Lusa.
Na Madeira, prevê-se uma pequena subida dos valores da temperatura, com as máximas a variar aproximadamente entre os 20 e os 25 graus e as mínimas entre 15 e 19 graus. Nos Açores, "a aproximação de um novo sistema frontal afetará o estado do tempo em todas as ilhas" e prevê-se um "aumento da nebulosidade com períodos de chuva, passando a aguaceiros fracos".
Com temperaturas altas a fazer lembrar o verão,, muitas pessoas poderão aproveitar o sol na praia. No entanto, a Autoridade Marítima Nacional já alertou para os perigos do mar, pois será um "mar de inverno" mais agreste e com ondulação forte.
Tal como o JN noticiou, a Marinha vai reforçar a vigilância com fuzileiros junto às praias. O reforço será visto nas praias de Lisboa e do Algarve. No entanto, a maioria das zonas balneares não terá vigilância.