António Costa já chegou à sede nacional do PSD, em Lisboa, onde se reúne esta manhã com Pedro Passos Coelho e Paulo Portas, com vista à obtenção de um acordo de governabilidade.
Corpo do artigo
Foi com um semblante pesado, no topo das instalações de Santana à Lapa, que o líder social-democrata recebeu Costa e sua comitiva, a mesma que esteve com o PCP, quarta-feira: Carlos César, Mário Centeno, Pedro Nuno Santos e Ana Catarina Mendes.
Após o cumprimento de Passos a Costa, a que se seguiram aos elementos socialistas, só então Paulo Portas, igualmente com um ar muito fechado, deu as boas-vindas ao líder socialista, que tem nas mãos o futuro político do país, depois das legislativas não terem dado a maioria à coligação PSD/CDS-PP.
Este encontro foi pedido por Passos Coelho, logo no rescaldo das eleições, que pretende de Costa a garantia que permita uma "plataforma de governabilidade" até 2019.
Do lado dos social-democratas e centristas, estão na mesa de negociações Passos Coelho, Paulo Portas, Marco António Costa, Assunção Cristas, Moreira da Silva e Mota Soares.
O secretário-geral multiplica-se em reuniões com os partidos eleitos no domingo, tendo começado a ronda pelo PCP, anteontem. Nesse encontro, os comunistas mostraram disponibilidade para viabilizar não só um Governo socialista, como até a integrá-lo.
Ainda hoje, pelas 16 horas, Costa ruma à sede nacional do Partido Ecologista Os Verdes.