
Rita Rato
MIGUEL A.LOPES/LUSA
O PCP alertou, esta segunda-feira, para "ingerências e imposições" da União Europeia, contra a "recuperação de direitos e rendimentos", ameaçando as conquistas de Abril.
"É urgente rejeitar decididamente ingerências e imposições vindas da União Europeia lesivas do interesse nacional que resultaram sempre em mais empobrecimento, desigualdades sociais e concentração da riqueza, mais dependência e menos soberania", disse a deputada Rita Rato, na Assembleia da República, a quem coube transmitir as palavras comunistas na sessão dos 42 anos do 25 de Abril.
5142616
"Por isso, condenamos veemente as tentativas deliberadas de impedir a recuperação de direitos e rendimentos, como ainda recentemente a chantagem para não aumentar o Salário Mínimo Nacional", apontou Rita Rato.
5142329
De acordo com a deputada do PCP, "com o afastamento do Governo PSD/CDS e com a nova correlação de forças na Assembleia da República" há "a obrigação de não desaproveitar nenhuma oportunidade para recuperar dignidades e direitos".
5142626
"A derrota do PSD e do CDS, a 4 de outubro do ao passado e o seu afastamento do poder, significa também uma vitória da Constituição no caminho da reposição de valores essenciais que a política de Direita tão profundamente desprezou", advogou a comunista, felicitando "todos aqueles que, ao longo de quatro anos dolorosos, nunca baixaram os braços, nunca desistiram e tanto lutaram", merecendo um aplauso de toda a Esquerda parlamentar.
