Dados preliminares dão a vitória a Pedro Nuno Santos em dez federações, com José Luís Carneiro a conquistar Oeste e Vila Real.
Corpo do artigo
A contagem de votos nas primeiras 12 federações indicam, de acordo com dados não oficiais das candidaturas às eleições no PS, que Pedro Nuno Santos segue em vantagem, tendo vencido em quase todas.
Ainda assim, José Luís Carneiro conseguiu a maioria dos votos na Federação Regional Oeste (FRO) e em Vila Real.
Segundo informações avançadas pela candidatura de Pedro Nuno Santos, o antigo ministro lidera a corrida interna, tendo obtido o expressivo resultado de 75% dos votos na federação de Aveiro, que chegou a liderar. Além disso, obteve ainda uma acentuada maioria na Federação da Área Urbana de Lisboa (67%), presidida pelo ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, seu apoiante.
Pedro Nuno Santos seguirá, neste momento, com um resultado acima dos 64%, estando José Luís Carneiro nos 35%.
Cerca de 60 mil militantes socialistas escolhem o sucessor de António Costa como secretário-geral do PS, cargo ao qual também se candidatou Daniel Adrião, que terá recolhido até agora menos de 1% dos votos.
As eleições decorreram, sem registo de incidentes, na sexta-feira, nas federações da Área Urbana de Lisboa, Regional Oeste, e nas federações distritais de Aveiro, Bragança, Castelo Branco, Évora, Guarda, Leiria, Portalegre, Setúbal, Viana do Castelo e Vila Real.
Este sábado, prosseguem nas federações distritais de Braga, Coimbra, Porto, Santarém, Viseu e nas federações regionais do Algarve, Baixo Alentejo, Açores e Madeira.