Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde e Imprensa Nacional Casa da Moeda informaram, esta quarta-feira à tarde, que os problemas reportados para obter o certificado digital "foram maioritariamente ultrapassados às 14 horas".
Corpo do artigo
Por se encontrar "em vias de estabilização" na aplicação do SNS24, as duas entidades recomendam que a emissão de certificados de recuperação, teste negativo ou vacinação sejam feitos preferencialmente feito através do Portal do SNS24, ou seja, pelo website.
Nem todas as pessoas estão a conseguir aceder ao certificado digital na aplicação móvel do SNS24, durante esta quarta-feira. Ao tentar descarregar o documento, surge a mensagem de que "a informação está temporariamente indisponível", sugerindo ao utilizador que "tente novamente mais tarde".
No primeiro dia em que volta a ser necessária a apresentação do certificado digital nos restaurantes, nos aeroportos nacionais e em eventos, o acesso ao documento apresenta perturbações.
Há utilizadores que simplesmente não conseguem obtê-lo, outros que, após muita insistência, acabam por aceder ao PDF com a informação desejada. Essa dificuldade verifica-se na tentativa de descarga de todos os certificados, independentemente de ser certificado de vacinação, de testagem ou de recuperação.
No ecrã do telemóvel, surge a mensagem que "esta informação está temporariamente indisponível. Por favor, tente novamente mais tarde".
Em comunicado, os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde e Imprensa Nacional Casa da Moeda identificaram as dificuldades às 12 horas desta quarta-feira e reforçam que os constrangimentos foram resolvidos ao início da tarde.