O plano nacional de investimento nas infraestruturas ferroviárias, lançado em 2016 com um prazo de conclusão em 2021, corre o risco de ainda ter obras em curso para além de 2023. O alerta é da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, sublinhando que o investimento previsto para 2024 será de 265,8 milhões de euros, quando, inicialmente, tinham sido inscritos 5,4 milhões.
Corpo do artigo
O plano Ferrovia 2020 deverá ter obras no terreno ainda em 2024. A advertência é da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) que aponta, num relatório divulgado em outubro, o "risco de algumas obras se prolongarem para além de 2023", de acordo com uma previsão de março deste ano. O valor previsto ser gasto em 2024 com o plano sofreu uma alteração: serão afinal 265,8 milhões de euros, quando inicialmente estavam previstos serem apenas 5,4 milhões.
A diferença de valores deve-se aos atrasos, explica o regulador. "Constata-se (...) uma translação dos valores previsionais mais elevados, a que corresponde um acréscimo do atraso em um ano, sendo que anteriormente se previa um gasto residual de 5,4 milhões de euros em 2024 e a atualização mais recente prevê um gasto expressivo de 265,8 milhões de euros".
A título de exemplo, no ano de 2020, estavam orçamentados 189,1 milhões de euros para o Ferrovia 2020, mas foram executados 137 milhões de euros, o que representa 72,4% do previsto para aquele período. A 7 de novembro, o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, declarou que "pouco ficará para depois de 2023", sendo que "nenhuma obra do Ferrovia 2020 ficará por fazer". A afirmação foi feita numa audição recente sobre a proposta do Orçamento do Estado de 2023, no Parlamento.
De recordar que o Plano de Ferrovia 2020, apresentado em 2016, estava previsto ficar concluído no terceiro trimestre de 2021. A última previsão apontava para a conclusão do plano no fim de 2023, mas a AMT acredita que haverá obras depois desse ano. "Verificava-se [março de 2022] (...) um atraso global para a conclusão do Plano Ferrovia 2020 de dois anos e três meses".
700 milhões em execução
Ainda no relatório da monitorização da execução dos investimentos previstos e do estado de conservação na ferrovia, o regulador indica que o gasto com o Ferrovia 2020, em 2023, será de 735,2 milhões de euros, segundo os Planos de Atividades e Orçamento. Um pouco mais do que foi afirmado por Pedro Nuno Santos, que apontou para 714 milhões de euros.
Os planos de investimento para a infraestrutura ferroviária (2015 e 2024) incluem 2127,6 milhões de euros do Plano Ferrovia 2020, 612,7 milhões de euros do Programa Nacional de Investimentos e 403,1 milhões de euros de outros investimentos.