Matemática A (12.º) registou melhor média (13,11 valores) e resultados mais elevados (175 escolas conseguiram uma média superior a 14 valores) do que os conseguidos em Português (12.º), que registou uma média nacional de 12,01 valores e com 31 escolas acima dos 14 valores. O JN analisou os resultados das escolas nos dez exames do Secundário com mais alunos inscritos. Só a Matemática Aplicada às Ciências Sociais (MACS) foi registada uma média nacional negativa.
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Não são os conteúdos em atraso que mais preocupam a presidente da Associação de Professores de Matemática (APM) mas o agravamento da crise socioeconómica decorrente da pandemia. "O aumento da pobreza pode afastar mais alunos da escola", alerta Lurdes Figueiral que discorda de aulas nas férias, antecipação ou prolongamento do ano letivo.
"Não nos preocupemos tanto com os conteúdos, não há nada que se perca de forma definitiva. Temos de pensar no bem estar dos alunos", insiste. A exceção deve ser os alunos do 3.º ºano que passaram dois em pandemia e podem não ter consolidado a aprendizagem da leitura e da escrita.
As escolas deviam gerir os currículos com maior flexibilidade e, numa perspectiva de ciclo e não anual, defende. E a tutela, acrescenta, terá de assegurar as condições: reforçar a rede de Internet, o número de técnicos e de professores para assegurar mais apoios e menos alunos por docente.
Tempo de treino essencial
Entre as 564 escolas que fizeram mais de dez exames a Matemática A (critério de análise do JN), 542 registaram média positiva (96,1%). Há 12 públicas entre os primeiros 50 lugares. A Português (também do 12.º ano) 558 das 569 escolas analisadas conseguiram média positiva (98,1%). Há mais uma pública entre os primeiros 50 lugares, mas as médias são mais baixas, o que leva a presidente da Associação de Professores de Português (APP) a insistir que o resultado é "suficiente" mas ainda longe do "bom" que deve ser alcançado.
A alteração na estrutura dos exames, com um grupo de perguntas de opção em que só contam as melhores respostas, fez disparar a média da maioria das disciplinas mas não a de Português.
A razão é simples, explica: a composição é pergunta obrigatória e é na construção do texto que os alunos revelam mais dificuldades. Filomena Viegas defende como essencial "maior liberdade" na gestão dos programas que devem ser "sistematizados". "Não há tempo para se treinar a escrita, a argumentação, a crítica e é preciso tempo para esse trabalho oficinal".
História A (média de 13,36): Exame com mais públicas no topo
A tabela é liderada por um colégio e a primeira escola pública surge no 4.º lugar, mas entre os primeiros 50 lugares há 41 agrupamentos. A média das escolas neste exame subiu, tal como a maioria. Só três estabelecimentos, entre os 295 que fizeram mais de 10 provas (critério para a análise do JN) registaram média negativa, os restantes 292 conseguiram resultado positivo (99%). No parecer à prova, a associação de professores (APH) voltou a criticar a cotação de 20 pontos dada ao ítem de desenvolvimento.
Biologia e Geologia (média de 13,91): Só uma escola com média negativa
Entre as 597 escolas que fizeram mais de 10 exames a Biologia/ Geologia, só uma registou média negativa. Ou seja, 99,8% conseguiram positiva, 270 com média superior a 14 valores. Esta é a tabela onde a primeira pública surge mais abaixo (Secundária Dª Maria, em Coimbra, em 38.º lugar) e a que tem menos agrupamentos nos primeiros cinquenta lugares (seis). É um exame que dá acesso a concursos concorridos, como Medicina, e este ano sem a obrigatoriedade da prova de Português, foi o mais realizado (41 mil).
Geometria Descritiva (média de 11,25 valores): Mais de um quarto com negativa
Entre as 215 escolas com mais de dez exames, 62 (28,8%) registaram uma média negativa - o segundo pior resultado entre as dez disciplinas com mais provas. Geometria Descritiva (11.º) é o 10.º exame com mais alunos incritos: cerca de 7300. A tabela, liderada por um colégio (como outras nove das dez analisadas), regista a média mais elevada conseguida por uma escola: 19,52. Há 29 públicas nos 50 primeiros lugares. Trinta e nove escolas conseguiram média superior a 14.
Economia A (média de 12,52 valores): Prova não foi feita em mais de 100 escolas
Foi o sexto exame com mais alunos inscritos (13300) mas a prova não foi feita em 131 das 640 escolas - um valor só superado pelo exame de Geometria Descritiva, que não foi feito em 247, o que confirma a preferência dos alunos pelos cursos de Ciências e Humanidades. Entre as 344 escolas que fizeram mais de dez provas, 322 (96,6%) registaram média positiva (70 conseguiram uma média superior a 14 valores). Entre os 50 melhores resultados há 20 agrupamentos públicos.
Filosofia (média de 12,98): Mais de 95% com resultado positivo
Foi o oitavo exame com mais inscritos e entre as 283 escolas, onde foram feitas mais de 10 provas, 271 conseguiram média positiva (95,6%), 88 acima dos 14 valores. A primeira pública surge no sexto lugar e há mais 34 agrupamentos entre os primeiros 50 lugares. Em 301 escolas foram feitas menos de 10 provas e em 56 não se fizeram este exame. A associação de professores de Filosofia considerou que a nova estrutura (com itens obrigatórios e de opção) garantiu equidade aos alunos.
Geografia A (média de 13,50): 150 escolas com média acima de 14
É o quinto exame mais escolhido pelos alunos e a segunda melhor média registada pelas escolas. Entre as 416 que fizeram mais de 10 provas, só duas registaram resultado negativo e 154 estabelecimentos tiveram média acima de 14 valores. Há 37 agrupamentos entre as primeiras 50 posições. A associação de professores de Geografia recomendou, no parecer à prova, que o exame tenha mais itens obrigatórios (5) e inclua questões que exijam respostas de construção.
Física e Química (média de 12,94): Oito públicas entre primeiras 50 posições
É o segundo exame mais escolhido como específica no acesso ao Superior e a cursos mais concorridos. A primeira escola pública surge no 25º lugar (a Biologia, outra prova mais concorrida no 38.º) e há apenas oito agrupamentos entre as primeiras 50 posições (em Biologia foram seis). Entre as 586 escolas onde foram feitas mais de 10 exames, 568 (96,9%) conseguiram média positiva e 18 (3,1%) negativa; 139 registaram um resultado superior a 14 valores e destes estabelecimentos, 36 alcançaram mais de 16 valores de média.
MACS (média de 9,39): Única com média nacional negativa
Matemática Aplicada às Ciências Sociais (MACS) foi a única disciplina, entre as dez com mais exames feitos, na qual as escolas registaram uma média negativa. Também é a única liderada por escolas públicas. Entre as 308 onde se fizeram mais de 10 provas, 157 tiveram resultado negativo (51%). A disciplina de opção não tem historial de média negativa. Até reflete mais o trabalho das escolas por não envolver tantas explicações como Matemática A, frisa Lurdes Figueiral, presidente da associação de professores (APM).