A polícia britânica anunciou, esta quinta-feira, que identificou 38 pessoas - entre os quais portugueses - que pretende ouvir no âmbito da investigação sobre o desaparecimento, em Portugal, em 2007, da pequena Madeleine McCann, de três anos, um caso que conquistou a curiosidade da opinião pública de todo o mundo.
Corpo do artigo
"A nossa investigação avançou até ao ponto em que identificámos 38 pessoas que pretendemos ouvir. Estas pessoas são oriundas de vários países europeus. Neste momento, estamos numa fase avançada nas conversações com cada um dos países", anunciou a Scotland Yard num comunicado.
"Doze destes indivíduos são britânicos que poderiam estar, segundo acreditamos, em Portugal no momento em que Madeleine desapareceu", lê-se, ainda, no comunicado.
"Continuamos a acreditar que existe uma possibilidade de Madeleine estar viva", salientou o inspetor-chefe Andy Redwood.
O Reino Unido decidiu organizar a sua própria investigação a partir do momento em que o inquérito a cargo da polícia portuguesa foi dado como concluído em julho de 2008.
No comunicado, lê-se, ainda, que os responsáveis pela investigação, intitulada "Operação Grange", pediram "formalmente" à Procuradoria da Coroa [homóloga britânica do Ministério Público português] para que submeta uma Rogatória Internacional às autoridades portuguesas a pedir ajuda na obtenção dos depoimentos relativos às linhas de inquérito que desejam seguir.
"Isto foi feito com o apoio total do Governo britânico", acrescenta o comunicado.
Para realizar a investigação, a Polícia Metropolitana britânica quer ter um "pequeno número" de agentes em Portugal, no âmbito da prática de Assistência Mútua.
A pequena Maddie desapareceu em maio de 2007 do apartamento da praia da Luz onde estava de férias com a família. Os pais, que jantavam num restaurante próximo do apartamento, acreditam que a criança foi raptada.
Este desaparecimento suscitou o interesse dos média de todo o mundo e deu origem a um vasto inquérito internacional.
Os investigadores da Scotland Yard difundiram, em abril último, uma foto da menina, envelhecida através de meios informáticos, de forma a fornecer uma imagem de como pode ser Maddie com nove anos de idade