Marcelo regressa a Monte Gordo e Montenegro também vai estar no Sul. Parlamento está a meio gás até setembro.
Corpo do artigo
O tempo convida a banhos e os políticos não fogem à regra. Do Governo à Oposição, o “querido mês de agosto” vai servir para as mais altas figuras da nação recarregarem energias, com o Algarve a ser o destino escolhido pela maioria. Nas férias, Paulo Rangel substitui novamente o primeiro-ministro na chefia do Governo.
Tradição é tradição e, a poucos meses de terminar o mandato, Marcelo Rebelo de Sousa prepara-se para aproveitar alguns dias de descanso em Monte Gordo, no Algarve, em "meados de agosto", confirmou o JN junto da Presidência da República. Na primeira semana de agosto, o presidente da República ainda tem a agenda preenchida nos Açores, onde vai visitar as ilhas Terceira, São Jorge, Pico e Faial, pelo que os dias mais folgados de praia só deverão acontecer no final da primeira quinzena.
Na mesma altura e não muito longe, andará o primeiro-ministro, que também vai estar no Algarve, pelo menos na Festa do Pontal, no calçadão de Quarteira, no dia 14 de agosto. O JN sabe que Montenegro deve adotar a estratégia usada no ano passado e gozar um período de férias de cerca de 15 dias de forma intermitente: antes e depois de discursar na festa enquanto líder do PSD. O ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, será o primeiro-ministro em exercício, respeitando a hierarquia do governo.
Parlamento a meio gás
O presidente da Assembleia da República, Aguiar-Branco, tem previsto um período de férias de três semanas, em Portugal, mas mantém a agenda oficial. Se for necessário, as funções serão assumidas pelo vice-presidente que estiver de turno.
No Parlamento só estará em funcionamento a comissão permanente composta por alguns deputados de todos os partidos. Os trabalhos serão retomados a 10 de setembro, com a conferência de líderes.
Quanto aos principais líderes dos partidos, o novo secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, vai agora aproveitar alguns dias em família entre o dia 2 e o dia 10 de agosto no Algarve e de 12 a 15 no Porto.
Na Iniciativa Liberal, Mariana Leitão vai tirar uma semana de férias no Algarve no final de agosto. O secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, já se fez à estrada e estará até ao final da primeira quinzena de agosto com a família no Norte do país. Pelo meio, terá algumas escapadinhas para marcar presença nas iniciativas da CDU no âmbito das autárquicas. Ao JN, o Bloco de Esquerda referiu que Mariana Mortágua vai “tirar alguns dias em agosto”, mas não indiciou o destino escolhido.
Filipe Sousa, do JPP, que se estreou recentemente no Parlamento, vai aproveitar o próximo mês para “recarregar baterias junto da família” na Madeira. Os dias serão ainda aproveitados para “manter o ritmo com idas regulares ao ginásio”. O Livre, o PAN e o Chega não responderam às questões do JN.
Sem dias certos, subsídio é pago em junho
Os titulares de cargos políticos não têm direito a um período de férias definidas, mas podem tirar dias de descanso e também recebem uma compensação. O estatuto remuneratório dos titulares de cargos políticos determina o pagamento de um “vencimento extraordinário de montante igual ao do correspondente vencimento mensal, nos meses de junho e de novembro”.
Calendário das rentrées
Toy no Pontal
Embora o tempo ainda seja de férias, os partidos já preparam o regresso e as autárquicas de 12 de outubro vão marcar as rentrées. O PSD começa com a habitual Festa do Pontal, no Calçadão de Quarteira, no dia 14 de agosto, com a atuação especial do Toy.
Universidade de Verão
A Universidade de Verão do PSD, em Castelo de Vide, vai realizar-se entre 25 a 31 de agosto. A iniciativa vai na vigésima primeira edição e já reuniu mais de 2 mil alunos.
Academia Socialista
Sem data certa, o PS deverá organizar também mais uma edição da Academia Socialista no final de agosto.
Avante na Atalaia
A Festa do Avante regressa à Quinta da Atalaia, no Seixal, de 5 a 7 de setembro. A 49.ª edição do Avante já tem o cartaz fechado, sabendo-se que conta com artistas como Capicua, Gisela João ou A Garota Não. As EP estão à venda até 4 de setembro.
Livre escolheu o Porto
O Livre vai fazer a sua rentrée com o habitual evento “Os setembristas”, no Porto. A iniciativa decorre de 6 a 7 de setembro.
Fórum Socialismo
O Fórum Socialismo marca a rentrée do Bloco de Esquerda, entre os dias 30 a 31 de agosto, em Coimbra. Terá as presenças de Marta Temido, Catarina Martins, Fernando Rosas e Francisco Louçã.