No ano passado, menos de 20% dos sete milhões de contactos foram realmente emergências, um agravamento face aos dados de 2021. Chamadas oriundas de carros com sistema eCall aumentam, equipamento só é obrigatório para veículos construídos após 2018.
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Portugal é o segundo país da União Europeia com mais chamadas falsas para o número de emergência 112. Os dados constam do mais recente relatório da Comissão Europeia sobre a eficácia da implementação daquele número, que apresenta dados de 2021. A tendência é de agravamento.
Em 2019, Portugal estava em terceiro lugar, com 72% de chamadas falsas, atrás de Malta (74%) e da Grécia (78%). Em 2021, a percentagem não mudou muito, mas manteve-se acima dos 70% e, dada a melhoria registada na Grécia, Portugal passou para o segundo lugar. Pior só Malta, com 76% de chamadas que não são emergências.
No ano passado, o uso incorreto da linha agravou-se. De acordo com a PSP, que divulgou dados a propósito do Dia Europeu do 112, em 2022 o serviço recebeu cerca de 7 milhões de chamadas [menos 887 mil do que em 2021], "uma média de 588 841/mês e 19 359/dia". Destes contactos, cerca de 1,4 milhões " foram registados como emergências". Ou seja, apenas 19,7% das chamadas eram efetivamente situações de emergência.
Há picos de chamadas
Os picos de chamadas estão relacionados com eventos, "como grandes incêndios rurais, sinistralidade rodoviária envolvendo diversos veículos, eventos naturais extremos como cheias, que desencadeiam contactos por parte de diferentes pessoas a reportar um mesmo incidente", explica a PSP, adiantando que a esmagadora maioria das pessoas que ligaram pediram apoio em situações de doença/trauma, seguindo-se depois alertas para crimes, sinistralidade rodoviária e incêndios.
Em relação aos tempos de espera, Portugal apresentou, tanto em 2021 como em 2019, uma média de atendimento de seis segundos. No ano passado, porém, as chamadas "foram atendidas, em média, na janela temporal de oito segundos", informou a PSP.
De acordo com o relatório, as chamadas feitas a partir de telemóveis ultrapassam largamente as que são realizadas de telefones fixos. Em média, 78% das chamadas realizadas na União Europeia em 2021 foram através de telemóveis. Por outro lado, as taxas mais altas de falha no fornecimento de localização por parte de quem liga foram registadas na Letónia (21%), Croácia (13,8%), Espanha (12,3%), Itália (9,4%), Irlanda 5,5%, e Portugal (5%).
Isto reforça a importância de a georreferenciação ser o mais exata possível, um aspeto que deverá melhorar no nosso país a partir de 2025 (ler texto ao lado).
Mais chamadas ecall
As chamadas de emergência para o 112 efetuadas a bordo dos veículos equipados com sistema eCall têm vindo a aumentar. No caso de Portugal, em 2021 foram realizadas 5727 destas chamadas, bem mais do que as 454 de 2019. Ainda assim, Portugal está muito abaixo de países como Itália (registou quase 145 mil eCalls em 2021), França (72 mil) e Espanha (quase 34 mil).
Hélder Pedro, secretário-geral da Associação Automóvel de Portugal, diz que é preciso olhar para a idade da frota nacional, já que o eCall, obrigatório desde 31 de março de 2018 para automóveis de passageiros e comerciais ligeiros, é implementado apenas nos veículos novos. "A nossa frota está a envelhecer e não há um plano do Governo para renovação, como há noutros países", disse.
Em dezembro, a Comissão Europeia introduziu um novo regulamento com medidas para melhorar a informação sobre a localização da pessoa que efetua a chamada para o 112, o encaminhamento das comunicações de emergência para os pontos de atendimento da segurança pública mais adequados e as acessibilidades para os utilizadores finais com deficiência. Existe, em Portugal, desde 2019, a aplicação MAI112 que permite à população surda comunicar por SMS.
SABER MAIS
Em que situações se deve ligar?
A linha de emergência 112 deve ser utilizada para situações que envolvam pessoas em risco de vida/necessidade imediata de assistência médica, crimes a decorrer ou que acabaram de acontecer, incidentes graves (inundações, aluimentos, incêndios florestais, acidentes rodoviários graves) e ainda para a descoberta de crianças e seniores perdidos. Em qualquer outra situação, as pessoas devem contactar diretamente o SNS 24, a esquadra de polícia ou corporação de bombeiros local.