Portugal está em grande destaque no panorama mundial na internet e encontra-se no centro do mundo da conetividade.
Corpo do artigo
De acordo com um estudo da DE-CIX, uma operadora de Internet Exchange (IX), Portugal destaca-se como um hub de interconexão global e pode até servir de alternativa a cidades em países centrais como Frankfurt, Londres, Amesterdão, Paris ou Estocolmo.
Segundo o relatório, algumas das razões pelas quais Portugal se destaca a nível global é a dimensão e o posicionamento de cabos submarinos e terrestres, o grande investimento em centros de dados e a duplicação do número de pontos de troca de dados entre 2016 e 2024.
O mercado de IX (pontos de troca de dados) português presta grande apoio aos utilizadores, nomeadamente operadores de rede e empresas em processo de digitalização. Registou-se também, desde 2016, uma diminuição dos preços da conetividade de trânsito IP de 65%, permitindo a Portugal aumentar a competitividade a nível europeu.
Preços baixos de internet
O preço médio por megabit diminuiu 20% para os clientes finais e 65% nos preços de trânsito, sublinha o relatório, que destaca também a velocidade da Internet. Desde 2016, que aumentou de 12,6 Mbps para 119 Mbps, um crescimento de 844%, que permitiu ao país subir 15 lugares no ranking mundial.
Investimentos em infraestruturas
Existiam em Portugal, no início de 2024, 33 centros de dados, sendo que 20 desses se encontram perto de Lisboa, e um dos maiores centros de dados do mundo situa-se na Covilhã.
Está ainda prevista a construção de um centro de dados em Sines que, ao concretizar-se, será o maior centro de dados de energia renovável da Europa.
Posição geográfica de Portugal
De um ponto de vista geográfico, Portugal encontra-se no centro do mundo da conectividade à internet, ligando outras regiões à Europa.
Lisboa, por exemplo, possui ligações diretas do Atlântico à América do Sul, através de cabos submarinos, bem como à costa leste dos EUA.
Com as quatro principais estações de amarração de cabos internacionais e os três principais IX num raio de apenas 100 quilómetros, Portugal apresenta uma infraestrutura de rede bastante interligada.
A amarração de cabos submarinos em Portugal deverá expandir-se até 2026, com cerca de 60 países nos cinco continentes.
"Portugal como hub de interligação global"
Cinco anos depois de a DE-CIX se ter estreado em Lisboa, o diretor executivo da empresa, Ivo Ivanov, destaca o "crescimento" e o "impacto" alcançados em Portugal "como hub de interligação global".
O estudo revelou "progressos notáveis que Portugal fez no desenvolvimento da sua infraestrutura digital e na dinamização de vários setores", tendo sido possível assistir a "um crescimento significativo, com o número de redes ligadas a triplicar".