O segundo grupo de menores não acompanhados, oriundos de campos de refugiados da Grécia, chega esta sexta-feira a Portugal. São 22 crianças e jovens com idades a partir dos 10 anos.
Corpo do artigo
Em comunicado da Presidência do Conselho de Ministros, a tutela adianta que estas crianças e jovens são maioritariamente naturais do Paquistão, Afeganistão, República Democrática do Congo e Gâmbia. Chegam ao abrigo do Programa de Recolocação Voluntária.
À semelhança do primeiro grupo de 25 menores, que chegaram no mês de julho, estas crianças e jovens vão ser acolhidas em Unidades de Acolhimento Especializado de caráter temporário, nas regiões do Norte, Centro e Lisboa, seguindo-se o seu encaminhamento para respostas adequadas às suas expectativas e projetos de vida individuais.
O ministério lembra que Portugal está a responder ao apelo do governo grego e da Comissão Europeia para a recolocação dos cerca de 5500 menores que se encontravam no país, manifestando disponibilidade para acolher até 500 crianças e jovens.
E que a defesa da solidariedade ganha especial relevância pela situação vivida no Campo de Moria, no passado mês de setembro, reforçando o compromisso de Portugal de acolher estas crianças e jovens, integrando este segundo grupo alguns menores provenientes da ilha de Lesbos.