O Infarmed, regulador do medicamento, adiantou não ter "existir qualquer notificação em Portugal, relacionada com a ocorrência de hipertricose em crianças". Na Europa, foram registados pelo menos 11 casos de crianças com "síndrome do lobisomem", após os pais terem feito tratamento com minoxidil.
Corpo do artigo
O minoxidil foi apontado como um possível efeito adverso em crianças, cujos pais estavam a utilizar a substância como parte integrante de loções cutâneas para tratamento da calvície. Uma investigação do Centro de Farmacovigilância de Navarra, em Espanha, descobriu haver pelo menos onze 11 de menores até aos nove meses, na Europa, que desenvolveram hipertricose ou a "doença do lobisomem", caracterizada pelo crescimento excessivo de pelos no corpo, de forma generalizada ou localizada.
De acordo com os investigadores do centro de investigação espanhol, o contacto dos bebés com os pais poderá causar este tipo de síndrome. Ainda não é claro se a transmissão acontece através de contacto com a pele ou por via oral, uma vez que os bebés podem encostar a boca à pele dos pais, "onde a loção é aplicada", esclareceu Gabriela Elizondo, do Centro de Farmacovigilância de Navarra, ao jornal "El País".