Os 28 cidadãos portugueses residentes no Líbano que solicitaram ajuda para sair do país com as famílias, após ataques israelitas, chegaram este sábado à noite e a Portugal, num avião militar que aterrou pelas 20.36 horas no aeroporto de Figo Maduro.
Corpo do artigo
A escalada do conflito entre Israel e o Hezbollah obrigou ao repatriamento de portugueses do Líbano do Líbano, numa missão solicitada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) e pelo Ministério de Defesa Nacional. Este sábado à noite, chegaram a Lisboa 28 cidadãos nacionais, acompanhados por familiares de diferentes nacionalidades.
A operação começou na sexta-feira, envolvendo duas fases: uma primeira, em que os portugueses que solicitaram ajuda e as respetivas famílias foram transportados para Lanarca, no Chipre; e uma segunda fase, hoje concluída, com o transporte do Chipre para Portugal.
Em comunicado, o MNE informa a missão “envolveu um avião Falcon-50 e um avião KC-390”. No grupo que que aterrou às 20.36 horas aeroporto de Figo Maduro, contavam-se crianças.