Portugueses não abdicam de viajar. Há hotéis sem vagas para as festas em Lisboa, Porto, serra da Estrela e Alentejo, com ocupação pouco abaixo dos valores pré-covid.
Corpo do artigo
Num ano em que o turismo começou a renascer, apesar de ainda haver restrições devido à pandemia, as viagens de Natal e de fim de ano estão com elevada procura e já há partidas esgotadas, em voos charter e em voos regulares, para destinos considerados seguros. A oferta é menor do que noutros anos, por isso esgotou mais depressa, asseguram as agências de viagens. E, para já, não se registam desistências devido às novas restrições impostas pelo Governo a partir de 1 de dezembro.
"Quem quis passar a passagem de ano fora de casa começou a reservar em setembro ou outubro, porque nesta altura já há algum tempo que estão esgotados os lugares para Cabo Verde, Funchal, há poucos lugares para Porto Santo e Brasil", enumerou Nuno Mateus, vice-presidente da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) e diretor do operador turístico Solférias. "Como ainda há muitos destinos ainda fechados devido à covid-19, a oferta de viagens é reduzida (antes da pandemia falaríamos de 50 destinos, agora são meia dúzia) e as datas esgotaram depressa", acrescentou.
Assim, com menos de seis mil pessoas se encheram dez charters para o Porto Santo, quatro para o Funchal, outros tantos para o Brasil e ainda um para a República Dominicana, sem contar com os lugares em voos regulares, que estarão cheios também. Apesar do entusiasmo, as vendas das agências ainda estão cerca de 40% abaixo dos valores pré-pandemia, depois de terem caído 90% em 2020.
Na Agência Abreu, Pedro Quintela confirma estes dados e prevê que só "2022 terá já bons níveis de procura". No evento recente Expo Abreu, "a procura centrou-se, sobretudo, na temporada de Natal/fim de ano, altura para a qual foi criada oferta especial à saída de Lisboa e Porto para destinos tradicionais: Madeira, Cabo Verde e Salvador, havendo já diversas partidas esgotadas". O diretor de vendas e marketing da maior rede de agências em Portugal notou ainda "um bom nível de procura" para todo o país e para os Açores, assim como para as escapadinhas na Europa, a Expo Dubai e destinos mais exóticos como as Maldivas ou as Seychelles.
Festa nos hotéis
Em Portugal, os hotéis mais diferenciados também já estão esgotados para as festas. "O H2otel e o Pura Lã, na Covilhã, estão esgotados para o Natal e o Fim do Ano e os restantes estão a 70%", revelou Luís Veiga, administrador executivo do grupo Natura IMB Hotels.
Além da serra da Estrela, os portugueses procuram também cidades como Lisboa e Porto, onde muitos hotéis estão perto de esgotar. No Grupo Vila Galé, estão esgotadas as datas festivas nas unidades Vila Galé Collection Douro, Collection Braga, Porto, Serra da Estrela, Ericeira, Sintra Cascais, Clube de Campo, Collection Elvas, Collection Alter Real, Évora, Ampalius (Vilamoura), Lagos e Tavira.
Nas cidades, as unidades de Lisboa e Porto do grupo Stay Hotels estão com "elevado nível de ocupação". O hotel Moov Porto Centro está 96% reservado para o réveillon e a unidade de Évora já está a 80% para a passagem de ano.
Cá dentro
As cidades de Lisboa e Porto, o Alentejo e a serra da Estrela estão com hotéis já esgotados com reservas de portugueses para as festas de Natal e para os dias em torno do réveillon.
Regras para viagens
Com o regresso ao estado de calamidade a partir de dia 1, os testes covid à chegada serão obrigatórios para qualquer entrada em território nacional, seja qual for o ponto de origem e seja qual for a nacionalidade do passageiro.
Os destinos mais procurados
Madeira
Pacotes de três ou quatro noites com saída de Lisboa ou Porto esgotaram pelo menos cinco charters da Solférias, havendo outros cinco para o Funchal e mais um para Porto Santo que estarão cheios.
Açores
Este destino teve elevada procura durante todo o ano e também para o réveillon, segundo as vendas da Agência Abreu. S. Miguel é a ilha com mais ligações ao continente e Ponta Delgada é o centro das festividades que mais turistas deverá receber.
Cabo Verde
Os pacotes de sete noites para a ilha do Sal estão esgotados para as datas festivas. Segundo os operadores, nunca tantos portugueses voaram para o destino como agora.
Brasil
Com aviões e quatro charters também esgotados, Salvador da Baía vai estará cheio de portugueses na passagem de ano.
Disneyland Paris
Destino preferido da época, está com elevada procura nas agências de viagens.
Maldivas e Dubai
Paragens mais quentes estão com procura nesta altura por serem considerados destinos seguros. Há procura de destinos mais exóticos como as Maldivas ou as Seychelles.
Cancelamentos devido a restrições ainda incertos
As medidas de controlo da pandemia anunciadas na passada quinta-feira pelo Governo ainda não tiveram impacto nas reservas no turismo. Com efeito a partir de 1 de dezembro, em Portugal continental, tornarão a ser obrigatórios os testes à covid-19 nos voos de regresso, inclusive de países da União Europeia. A entrada em alojamentos turísticos, hotéis e restaurantes exigirá a apresentação do certificado digital e, nos grandes eventos, também será necessário teste negativo. A Madeira anunciou medidas ainda mais restritivas há mais tempo, mas só amanhã deverá anunciar o impacto nas reservas na região. Segundo operadores, os sinais apontam para poucos cancelamentos nos últimos dias.