Desde o início da época balnear, que vai ser prolongada na região até dia 13, bandeira triangular vermelha, de ocupação plena, foi hasteada 371 vezes.
Corpo do artigo
Está já para publicação em "Diário da República" a portaria que prolonga a época balnear nas praias da Região Norte até ao próximo dia 13. O bom tempo que se avizinha e o cumprimento das restrições determinadas devido à covid-19 permitiu a tomada da decisão. Entre 27 de junho e 27 de agosto, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) estima que 2,3 milhões de pessoas tenham passado pelos areais nortenhos.
Conforme o JN noticiou esta sexta-feira, a proposta foi avançada pela APA que, em articulação com nove municípios, a Autoridade Marítima Nacional e os concessionários entendeu haver condições para o prolongamento. Em causa, as praias de Espinho, Vila Nova de Gaia, Porto, Matosinhos, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Esposende, Viana do Castelo e Caminha.
Esta sexta-feira, o ministro do Ambiente Matos Fernandes lembrou que "quem define quando é que deseja que seja a sua época balnear são as autarquias" e disse saber que "há muitas nas regiões Centro e Norte que o estão a solicitar e o nosso Ministério vai dizer certamente sim, porque existem todas as condições para que isso possa vir a acontecer".
12561901
Balanço Infopraia
Recorde-se que no Norte, tal como noutras regiões, a época balnear foi encurtada devido à pandemia, tendo-se iniciado a 27 de junho, tendo fim previsto para amanhã. No Algarve, por exemplo, a época termina, para a larga maioria das praias, no final de setembro.
De acordo com os dados facultados pela APA, no espaço de um mês a aplicação InfoPraia registou, nas praias do Norte, 371 hasteamentos da bandeira triangular vermelha, que indicam ocupação plena do areal. Já a bandeira amarela, que dá conta de uma ocupação elevada (entre um a dois terços) foi içada 1069 vezes.
Recorde-se que, através da aplicação InfoPraia, os veraneantes têm acesso a informação atualizada, em tempo real, sobre a ocupação das praias, tanto costeiras como interiores, e sobre a qualidade das águas balneares. Ao fim de semana, os registos de utilizadores diários têm estado acima dos 60 mil.
Relativamente à qualidade das águas balneares, a informação da APA indica que, no período em análise, "foram efetuados dez desaconselhamentos por episódios de poluição e duas interdições (Sabugal e Moimenta) das autoridades de saúde por existência de salmonela". Face ao ano passado, o número de desaconselhamentos foi igual e o de interdições inferior.
12562874
Saldo positivo
A pandemia obrigou à definição de um regime excecional e temporário para a ocupação das praias, impondo-se um distanciamento de 1,5 metros entre toalhas de grupos diferentes e de três metros entre guarda-sóis.
A APA já tinha feito um balanço "muito positivo", tanto em termos de implementação das regras no terreno, como "ao nível do comportamento dos utentes, que maioritariamente têm respeitado o distanciamento social e as outras normas definidas".
1069 praias estão a ser monitorizadas através da aplicação InfoPraia, da Agência Portuguesa do Ambiente, num total de 850 mil lugares disponíveis.
552 vezes que foi hasteada a bandeira triangular amarela entre 7 de junho e 27 de agosto nas praias da Região Norte, que indica ocupação elevada.