Alice, Margarida e Vicente nasceram em Viana. Casal já tinha dois filhos, de cinco e dois anos.
Corpo do artigo
Maria Preciosa Branco, 37 anos, uma enfermeira natural de Arcos de Valdevez, traz ao pescoço um colar que lhe foi oferecido pelo marido nos últimos dias, com cinco letras: A, G, M, A e V. São as iniciais dos seus cinco filhos, por ordem de nascimento: Afonso e Gabriel, com cinco e dois anos, e Margarida, Alice e Vicente, que nasceram no mês passado na maternidade da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, em Viana do Castelo. Preciosa deu à luz três dos 148 bebés que ali vieram ao Mundo em setembro. E contribuiu para o total de 1051 nascidos entre o primeiro e o nono mês de 2022.
O triplo nascimento, que surpreendeu, sobretudo, por ser fruto de uma gravidez espontânea, aconteceu cerca das 7 horas do dia 22 de setembro. Os irmãos ainda prematuros (com 33 semanas e quatro dias de gestação) foram para a incubadora. Vicente e Margarida tiveram alta com a mãe no dia 8 de outubro. Alice chegou a casa terça-feira. Ontem, 27 dias após o parto, a família estava toda reunida em casa, em Barcelos. "Dizem que parecem uns bonequinhos, perfeitinhos. Que, por serem tão pequeninos, parecem "nenucos"", afirma.
"No sábado fui a uma pastelaria e uma senhora olhou para o colar que o meu marido me ofereceu e perguntou: a senhora é portuguesa? Estou a tentar descodificar o seu nome e não consigo." Respondi-lhe: "Sou portuguesa. AGMAV é nome da minha nova empresa. É que agora tenho cinco filhos", conta . Preciosa, além de enfermeira no serviço de Ortopedia do Hospital de Viana, ocupa o cargo de secretária da Junta de freguesia de Cabreiro, em Arcos de Valdevez, sua terra natal.
amamentação rotativa
Desde que nasceram, os trigémeos já engordaram. Alice foi a última a sair da incubadora: passou dos 1,3 quilos para 1,930. Margarida já pesa 2,5 quilos e Vicente 2,250. Ambos nasceram com menos de dois quilos. "Tiveram uma evolução fantástica. Nenhum teve necessidade de suporte ventilatório, nem sondas. Eu estou a amamentar os três com leite materno e também faço extração. Amamento todos e ainda congelo leite", refere a mãe. A amamentação é feita dois de cada vez, de forma rotativa. "Ponho dois ao mesmo tempo em posição invertida e depois um salta fora na mamada seguinte. Por exemplo, agora amamentei o Vicente e a Margarida. Logo sai o Vicente e entra a Alice.
"Estamos todos bem. Em casa estamos a agilizar, eu e o meu marido, que é um excelente pai e dona de casa. O Afonso e o Gabriel tiveram uma reação de puro amor, querem pegar ao colo e colaborar", comenta, contando que família e amigos "todos querem visitar os bebés".
Preciosa Branco engravidou por vontade do marido César Queirós, de 43 anos, que queria ter uma menina. Ficaram a saber às 12 semanas de gravidez que em vez de uma vinham duas e ainda mais um rapaz.