Vários professores e funcionários de escolas compareceram, na manhã desta quinta-feira, no Centro de Saúde de Aveiro para receberem a terceira dose de reforço da vacina contra a covid-19 antes do arranque das aulas. Queixam-se de não ter conseguido tirar a senha digital, mas ficaram para serem vacinados
Corpo do artigo
14465849
"Não consegui senha digital. Vim de manhã perguntar se podia tomar na mesma e fiquei a aguardar, porque estão a possibilitar a vacinação", contou ao JN a professora Raquel Cardoso, que aguardava na fila. Foi tomar a terceira dose da vacina para iniciar as aulas com mais tranquilidade. "Fico mais tranquila, quanto mais pessoas estiverem vacinadas, menos sintomas teremos em caso de apanharmos covid", explicou.
Também as auxiliares de ação educativa Ana Luísa, Catarina Pereira, Susana Silva e Catarina Dias relataram a mesma dificuldade. "Não dá para tirar senhas digitais, não nos deixam entrar [na plataforma]. Tentamos ontem e hoje e não conseguimos", contou Ana Luísa.
A professora Mafalda Cravo também contou não ter conseguido agendamento digital. Entretanto aproveitou a manhã para ir vacinar a filha Laura, de oito anos. "O resto da família já tem as duas doses, só faltava a Laura. A vacina é uma mais-valia", disse.
14466656
Na plataforma está uma notificação que dá conta de dificuldades devido à elevada procura. O JN já pediu esclarecimentos aos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).
Pelo meio-dia, o acesso ao sistema já havia sido reposto, garantiram os SPMS. Mas, à mesma hora, ainda havia problemas no acesso, verificou o JN, que, junto de fonte oficial, apurou tratar-se de um "pico brutal de acessos" que dificultou o funcionamento do sistema. A situação está a ser resolvida, garantiu a Direção-Geral da Saúde.