O Programa Abem - Rede Solidária do Medicamento é um dos vencedores do prémio Caixa Social 2022, recebendo mais de 18 500 euros, o que permitirá apoiar mais 200 pessoas carenciadas a adquirir medicamentos essenciais durante um ano.
Corpo do artigo
O programa Abem evidenciou-se na categoria de "Recuperação e Resiliência do setor social" no prémio impulsionado pela Caixa Geral de Depósitos. O foco principal desta iniciativa é "distinguir e premiar a atividade de instituições sociais que trabalham, diariamente, junto de quem mais precisa, numa resposta efetiva aos desafios sociais", como indica a associação Dignitude, que promove aquele projeto.
O prémio de 18.507 euros servirá exclusivamente para comprar medicamentos não comparticipados pelo Estado a pessoas carenciadas.
Este programa é significativamente mais relevante nos dias que correm, porque a "situação pandémica confrontou a sociedade com desafios extremamente exigentes e elevados impactos sociais, económicos e financeiros. O setor social teve a capacidade e a coragem de se reorganizar e reinventar, desempenhando um papel determinante na resposta às inúmeras necessidades da população mais vulnerável", como explica Paulo Moita de Macedo, Presidente da comissão executiva da Caixa Geral de Depósitos.
Existem ainda muitas famílias que não conseguem aceder aos medicamentos essenciais à vida. A associação Dignitude mantém o programa Abem graças a parcerias e a donativos. Quem quiser contribuir, pode fazê-o através de transferência bancária para o IBAN: PT50 0036 0000 9910 5914 8992 7 ou mbway: 932 440 068.