A Escola Básica e Secundária Miguel Torga é o estabelecimento de ensino mais bem colocado no distrito de Bragança, mas a nível nacional ficou na 75.ª posição, ainda que no ensino público esteja na 12.ª. Desceu 60 lugares face às notas de 2020, ano em que alcançou a 10.ª posição no país. Desta vez, a escola conseguiu uma média final de 13,3 valores.
Corpo do artigo
A diretora, Fátima Fernandes, acredita que esta posição se deve a uma série de projetos educativos que a escola tem implementado. "Foram pensados para a recuperação de aprendizagens, que ficaram comprometidas com os dois anos de pandemia.", afirmou Fátima Fernandes.
A classificação de melhor do distrito não desagrada à diretora, que destaca as dificuldades dos dois últimos anos por causa da pandemia de covid-19. "É gratificante. Apesar dos problemas que houve com os confinamentos, em que os alunos perderam algumas competências, conseguimos recuperar", sublinhou a responsável vincando que "a recuperação exigiu muito dos professores e dos alunos".
A Miguel Torga deixou as restantes escolas do distrito a grande distância. A segunda melhor colocada, a Secundária Emídio Garcia (Bragança), não foi além da 240.ª posição. "Os nossos resultados devem-se ao trabalho dos alunos, sobretudo, mas também dos professores e ao acompanhamento dos pais, que têm mantido a ligação à escola", acrescentou a responsável.